Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MANIFESTAÇÃO

Conselho cria abaixo-assinado em busca de apoio ao piso salarial dos enfermeiros

Publicado em: 27/04/2022 10:45

Em menos de 24 horas, manifesto já conta com mais de 30 mil assinaturas. Documento será entregue à bancada pernambucana na Câmara Federal.
 (SES-PE/Divulgação)
Em menos de 24 horas, manifesto já conta com mais de 30 mil assinaturas. Documento será entregue à bancada pernambucana na Câmara Federal. (SES-PE/Divulgação)
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) criou um abaixo-assinado para fortalecer a mobilização pela aprovação do projeto de lei que estabelece o piso salarial da categoria. As assinaturas serão entregues aos deputados federais pernambucanos a fim de estimulá-los a votarem a favor do PL 2564/2020, que está em tramitação na Câmara Federal. A votação do mérito da pauta deverá ocorrer na próxima quarta-feira (dia 4 de maio). A proposta do piso estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC). Para assinar o manifesto, clique aqui.

“Este é mais um movimento que fortalece a nossa luta e que já tem apoio da maioria da sociedade. Temos dois importantes trunfos nessa batalha: ter esse PL dentro do relatório da covid e o ano eleitoral. Estamos lutando em prol da Saúde Pública, por uma saúde mais segura também no serviço privado, e vamos continuar mobilizados pela saúde dos nossos colegas profissionais. A Enfermagem não vai voltar atrás, daqui pra frente só vai ter luta”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Gilmar Júnior.

APOIO
Atos em favor da aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 foram intensificados nos primeiros meses deste ano. No Recife, no dia 6 deste mês, os trabalhadores da enfermagem foram às ruas da cidade em defesa da aprovação do piso salarial da categoria. A caminhada, organizada pelos sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe) e dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe), teve concentração na Praça do Derby, e saiu pelas ruas do Centro do Recife até a Assembleia Legislativa.

No mês passado, no dia 8 de março deste ano, houve um ato dos profissionais da categoria realizado na Praça do Derby. Na ocasião, outras cidades de Pernambuco também tiveram atividades para lembrar as reivindicações da categoria.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) tem apoiado, assim como a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-PE), todas as mobilizações organizadas pelos sindicatos dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe) e também dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco