Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Antigo CAPS Casa Forte, Espaço Rizoma promoverá evento de Práticas Criativas em Saúde Mental

Publicado em: 28/04/2022 10:13

Espaço Rizoma fica localizado no bairro do Poço da Panela, no Recife (Divulgação)
Espaço Rizoma fica localizado no bairro do Poço da Panela, no Recife (Divulgação)
O Espaço Rizoma, ex-CAPS Casa Forte, realizará a primeira edição do evento Práticas Criativas em Saúde Mental, que acontecerá em celebração aos 20 anos do serviço. O encontro será nos dias 12  e 14 do próximo mês. Na quinta-feira, será de maneira online; já no sábado, de forma presencial numa escola particular situada no bairro da Vázea.
 
Dentro da grade de programação, existem mesas temáticas, conferências e oficinas que contemplam temas do universo da saúde mental, sob a perspectiva de quem trabalha e já trabalhou no Rizoma, assim como com a participação de profissionais convidados, que irão enriquecer os debates e ampliar essa percepção sobre as práticas de saúde mental em todo o país.

As inscrições do evento estão disponíveis no site da Bilheteria Digital para um ou os dois dias. Também podem se inscrever (com valor diferencial) estudantes de graduação de cursos da área, a exemplo de Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem e Terapia Ocupacional. Parte do valor arrecadado será destinado à campanha de enfrentamento à fome junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
 
Confira abaixo a programação
 
12/05 (quinta-feira)
 
A Jornada do Rizoma tem início no dia 12, em formato online através da plataforma Zoom, das 19h às 21h, com a mesa de abertura conduzida por Andréa Graupen e Cristina Lopes, sócias-diretoras do Espaço Rizoma, que terão como convidada Céu Cavalcanti, que é psicóloga e mestre em Psicologia, doutoranda em Psicologia pela UFRJ e integrante da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e da Articulação Nacional de Psicologues Trans (ANP Trans).
 
14/05 (sábado) 

No sábado , a Jornada será presencial. Das 8h às 17h, a programação seguirá na Escola Arco-Íris, no bairro da Várzea. Por lá, serão três blocos de atividades, com programações simultâneas de conferências, mesas temáticas e oficinas.
 
O credenciamento dos inscritos será das 8h até às 8h45, e esse será o primeiro compromisso do dia. No ato do credenciamento, cada pessoa poderá escolher qual conferência, mesa temática e oficina participará.

Das 9h às 10h30, acontecerão as conferências, que atravessarão temas como transtornos alimentares, luta antimanicomial, envelhecimento e saúde mental, psicologia Junguiana, saúde mental da população negra e arteterapia.
 
Depois, das 11h até às 12h30, será a vez das mesas temáticas, com profissionais da equipe do Rizoma e convidados debatendo assuntos relevantes para o cuidado em saúde mental, como atenção às dependências, a relação trabalho, a importância do aspecto formativo no tornar-se profissional da área, gênero e sexualidade e sua relação com a saúde mental, além de estratégias criativas de cuidados durante o processo de vivenciar o cenário de pandemia provocada pela Covid-19 desde o início de 2020.

Após o intervalo para o almoço, a Jornada retorna, das 14h às 15h30, com cinco oficinas que fazem parte da proposta terapêutica do Rizoma. Essa será a oportunidade de ampliar as oficinas para o público. São elas: Corpo Elã, Aflorar, A palavra que me toca, Oficina de Teatro e SoulCollage.

Certificado

De acordo com a organização do evento, todas as pessoas inscritas para a Jornada receberão um certificado comprovando a participação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) e dra. Tamara Cristina, endocrinologista
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Grupo Diario de Pernambuco