Vida Urbana
SAÚDE
Antigo CAPS Casa Forte, Espaço Rizoma promoverá evento de Práticas Criativas em Saúde Mental
Publicado: 28/04/2022 às 10:13

Espaço Rizoma fica localizado no bairro do Poço da Panela, no Recife/Divulgação
O Espaço Rizoma, ex-CAPS Casa Forte, realizará a primeira edição do evento Práticas Criativas em Saúde Mental, que acontecerá em celebração aos 20 anos do serviço. O encontro será nos dias 12 e 14 do próximo mês. Na quinta-feira, será de maneira online; já no sábado, de forma presencial numa escola particular situada no bairro da Vázea.
Dentro da grade de programação, existem mesas temáticas, conferências e oficinas que contemplam temas do universo da saúde mental, sob a perspectiva de quem trabalha e já trabalhou no Rizoma, assim como com a participação de profissionais convidados, que irão enriquecer os debates e ampliar essa percepção sobre as práticas de saúde mental em todo o país.
As inscrições do evento estão disponíveis no site da Bilheteria Digital para um ou os dois dias. Também podem se inscrever (com valor diferencial) estudantes de graduação de cursos da área, a exemplo de Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem e Terapia Ocupacional. Parte do valor arrecadado será destinado à campanha de enfrentamento à fome junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Confira abaixo a programação
12/05 (quinta-feira)
A Jornada do Rizoma tem início no dia 12, em formato online através da plataforma Zoom, das 19h às 21h, com a mesa de abertura conduzida por Andréa Graupen e Cristina Lopes, sócias-diretoras do Espaço Rizoma, que terão como convidada Céu Cavalcanti, que é psicóloga e mestre em Psicologia, doutoranda em Psicologia pela UFRJ e integrante da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) e da Articulação Nacional de Psicologues Trans (ANP Trans).
14/05 (sábado)
No sábado , a Jornada será presencial. Das 8h às 17h, a programação seguirá na Escola Arco-Íris, no bairro da Várzea. Por lá, serão três blocos de atividades, com programações simultâneas de conferências, mesas temáticas e oficinas.
O credenciamento dos inscritos será das 8h até às 8h45, e esse será o primeiro compromisso do dia. No ato do credenciamento, cada pessoa poderá escolher qual conferência, mesa temática e oficina participará.
Das 9h às 10h30, acontecerão as conferências, que atravessarão temas como transtornos alimentares, luta antimanicomial, envelhecimento e saúde mental, psicologia Junguiana, saúde mental da população negra e arteterapia.
Depois, das 11h até às 12h30, será a vez das mesas temáticas, com profissionais da equipe do Rizoma e convidados debatendo assuntos relevantes para o cuidado em saúde mental, como atenção às dependências, a relação trabalho, a importância do aspecto formativo no tornar-se profissional da área, gênero e sexualidade e sua relação com a saúde mental, além de estratégias criativas de cuidados durante o processo de vivenciar o cenário de pandemia provocada pela Covid-19 desde o início de 2020.
Após o intervalo para o almoço, a Jornada retorna, das 14h às 15h30, com cinco oficinas que fazem parte da proposta terapêutica do Rizoma. Essa será a oportunidade de ampliar as oficinas para o público. São elas: Corpo Elã, Aflorar, A palavra que me toca, Oficina de Teatro e SoulCollage.
Certificado
De acordo com a organização do evento, todas as pessoas inscritas para a Jornada receberão um certificado comprovando a participação.
Últimas

Mais Lidas
