Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Abril amarelo: campanha do HCP alerta para os perigos do câncer ósseo

Publicado em: 01/04/2022 11:54

 (Foto: Thalles Ximenes/HCP)
Foto: Thalles Ximenes/HCP
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lançou a campanha Abril Amarelo, com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer ósseo. Criada pelo departamento de ortopedia do HCP, a ação faz um alerta sobre a doença que atinge principalmente crianças, adolescentes e idosos, e não pode ser prevenida, sendo o diagnóstico precoce a melhor forma de garantir a qualidade de vida do paciente e até a cura.

O câncer ósseo é considerado uma doença rara, correspondendo a cerca de 2% do total de todos os tipos de cânceres diagnosticados, mas que pode ser extremamente agressivo e com alto índice de mortalidade.

A doença é caracterizada como um tumor maligno que acomete qualquer parte do osso, na maioria dos casos nos ossos longos, como braços, coluna, coxa e bacia. Esse acometimento pode ocorrer diretamente no osso, chamado de tumor ósseo primário, ou através de uma metástase, chamado de tumor ósseo secundário. Geralmente, os tumores ósseos se localizam com mais predileção ao redor do joelho.

“Entre os tumores primários, o osteossarcoma, o sarcoma de Ewing e o condrossarcoma são os mais comuns. Os dois primeiros, mais agressivos, são encontrados em crianças e adolescentes, especialmente na área ao redor do joelho. O condrossarcoma, por sua vez, é comum em adultos e costuma atingir a área da bacia. Adultos e idosos, no entanto, são mais acometidos por tumores metastáticos, ou seja, que são oriundos de outros tipos de câncer”, explica o Dr. Marcelo Souza, ortopedista do serviço de oncológica do HCP.

Diferente de outros tumores malignos, não existe prevenção para o câncer ósseo ou exames de rastreamento. O HCP reforça que é preciso ficar atento aos sintomas como a dor intensa, principalmente à noite ou ao se mexer; inchaço nas articulações, com presença de nódulos; ossos que se quebram facilmente, febre, perda de peso sem razão aparente e cansaço.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL