° / °

Vida Urbana
MANGUEBEAT

Memorial Chico Science volta a funcionar

Publicado: 13/03/2022 às 18:39

/Foto: Rodolfo Loepert/ PCR Imagem

(Foto: Rodolfo Loepert/ PCR Imagem)

O Memorial Chico Science, equipamento cultural construído para homenagear o artista que completaria 56 anos de vida neste domingo (13), foi entregue aos recifenses após passar por uma requalificação. A entrega do equipamento cultural, localizado no bairro de São Pedro, Zona Central do Recife, foi feita pelo prefeito do Recife, João Campos.

 

"Hoje é um dia de símbolos importantes. É o aniversário de Chico. Por isso, deixo a minha reverência e respeito ao movimento Manguebeat e a Chico Science, que é uma grande referência para a gente. Tudo na vida é referência, se a gente tem boas referências na vida, a gente pode construir uma caminhada muito mais proveitosa e com capacidade de mobilização. O Recife tem grandes referências e uma dessas grandes referências é Chico. Viva", disse.

 

O Memorial teve instalações elétricas e hidráulicas recuperadas, coberta refeita, ganhou novo projeto de climatização e portas de vidro, para reforçar a interação com o entorno histórico. A sala de exposição recebeu novo piso e pintura e a sala de audiovisual passou a contar com novos equipamentos de TV e projeção. O equipamento passa a funcionar de terça a sexta, das 10h às 16h. Aos domingos, a visitação acontece das 13h às 17h.

 

Inaugurado em 2009, o Memorial conta com exposição permanente de fotos e textos que registram uma linha do tempo do artista, da infância ao sucesso da banda e da cena cultural que ela inaugurou e capitaneou. O acervo conta ainda com clipes, reportagens e registros em vídeo de Chico e sua Nação Zumbi em diversas apresentações pelo mundo afora.

 

DOMINGÃO

 

 

 

O domingo também contou com movimentações artísticas e esportivas no bairro do Recife. O evento "485 motivos para se mexer", em alusão ao aniversário do Recife (12 de março), reuniu pessoas praticando atividades esportivas ao ar livre. O evento conta com a parceria da Secretaria de Esportes e teve o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos como forma de prevenção de doenças e fomento ao bem-estar. Profissionais orientaram os presentes, de todas as faixas etárias, nas práticas do vôlei, basquete, badminton, patinação, futebol de barrinha, dança e amarelinha. As atividades aproveitaram o fluxo da ciclofaixa para convidar as pessoas a participarem.

 

E quem estava no Bairro do Recife também pode ter contato com uma galeria de arte a céu aberto. O novo espaço chamado R.U.A dos Amores, na Avenida Barbosa Lima. Ao todo, sete painéis compõem a galeria de arte. As artes têm o amor como inspiração principal e são assinadas por Manoel Quitério, Joana Lira, Bozó Bacamarte, Jeff Alan, Paula di Aguiar, Jade Matos e o coletivo Aurora das Estrelas. Amor pelo Recife, pelas águas, pela diversidade, amores de Carnaval, amor pela sustentabilidade, pelo cordel e pela música são os temas de cada uma delas. As atividades aconteceram até às 16h.

Mais de Vida Urbana