Vida Urbana
ARBOVIROSES
Prefeitura do Recife se mantém atenta as arboviroses nesta época do ano
Publicado: 02/02/2022 às 13:31

(Foto: Freepik)
De acordo com Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), entre os meses de dezembro e janeiro, é comum ocorrerem pancadas de chuva com muitas nuvens, o que provoca a elevação da umidade e da temperatura na cidade, propiciando um ambiente favorável ao encurtamento do ciclo do mosquito Aedes aegypti e assim o surgimento das arboviroses dengue, chikungunya e zika.
A Sesau explica que, em 2022, até a semana epidemiológica (SE) 3, foram notificados 24 casos suspeitos de arboviroses, sendo 17 casos de dengue e sete de chikungunya. Dentre essas notificações, foi confirmado apenas um caso de chikungunya. Em comparação ao mesmo período de 2021, houve redução de 86% dos casos notificados e de 99% dos casos confirmados de arboviroses.
De abril a dezembro de 2021, a Secretaria de Saúde do Recife realizou 103 mutirões de arboviroses, trabalho que vem sendo feito regularmente, com agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) inspecionando residências e pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, em diversas localidades do Recife. Durante as inspeções, os profissionais verificam a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, eliminam focos e aplicam larvicida biológico nos depósitos de água. Ainda nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população, sobre como prevenir as arboviroses.
Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização.
Últimas

Mais Lidas
