Diario de Pernambuco
Busca

MEIO AMBIENTE

Jardim Botânico do Recife colabora com maior projeto de catalogação da flora brasileira

Publicado em: 02/02/2022 16:56

 (Pesquisa Flora do Brasil 2020, coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durou cerca de 12 anos. Foto: Divulgação/SMAS.
)
Pesquisa Flora do Brasil 2020, coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durou cerca de 12 anos. Foto: Divulgação/SMAS.

Com quase cinquenta mil espécies catalogadas, a flora brasileira é uma das mais diversas e ricas do mundo. Dados como estes fazem parte do maior e mais completo estudo sobre as plantas do país, o projeto Flora do Brasil 2020, coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  E o Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, ajudou na pesquisa nacional que durou quase 12 anos, descrevendo 349 espécies de 12 gêneros de plantas das famílias das bromélias e gramíneas.

Segundo o biólogo e analista ambiental do JBR, Jeferson Maciel, esses números podem crescer com as atualizações do banco de informações. Ele também destaca a relevância do projeto para a conservação da biodiversidade. “Os próximos passos consistem em preencher as lacunas que ainda existem no projeto e acrescentar as novas espécies que são continuamente descobertas todos os anos. O Flora do Brasil tem o intuito de compor um inventário virtual completo aberto ao público que serve de apoio a pesquisadores do mundo todo interessados na biodiversidade da flora nacional, dados valiosos que nos ajudam a conservar e entender melhor as nossas riquezas e biodiversidade”, comenta.

O JBR contribuiu na transferência das informações para a plataforma de TI da base de dados digitais do Flora Brasil. Desse modo, as informações preenchidas nessa base estão sendo disponibilizadas para a comunidade científica e para o público em geral. Entre 2016 e 2020, mais de 989 cientistas brasileiros e estrangeiros usaram técnicas de cybertaxonomia para compilar dados sobre classificação, distribuição e características morfológicas e ecológicas de 49979 espécies de plantas do Brasil (nativas, cultivadas e naturalizadas), sendo 4993 de Algas, 35539 de Angiospermas, 1610 de Briófitas, 6320 de Fungos, 114 de Gimnospermas e 1403 de Samambaias e Licófitas. Desde o século XIX a flora brasileira não era alvo de um projeto tão abrangente.

O Flora do Brasil é o resultado do compromisso do Brasil com a Estratégia Global para a Preservação de Plantas (GSPC), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todo o material catalogado está disponível gratuitamente ao público (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/ConsultaPublicaUC.do#CondicaoTaxonCP ), útil não apenas a pesquisadores mas a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre a flora nacional e sua imensa diversidade.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL