Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INOVAÇÃO

Recife Antigo ganha aplicativo que apresenta locais de maneira interativa

Publicado em: 04/01/2022 08:15

Férias rimam com andanças pelo Bairro do Recife para descobrir diversas atrações turísticas, históricas e culturais através de aplicativo.

 (Divulgação)
Férias rimam com andanças pelo Bairro do Recife para descobrir diversas atrações turísticas, históricas e culturais através de aplicativo. (Divulgação)
O aplicativo Recifeando apresenta um jeito interativo e cheio de informações históricas sobre o bairro mais antigo do Recife. Basta baixar a ferramenta no celular e uma relação de pontos turísticos são apontados a partir de georreferenciamento. O aplicativo chega para oferecer uma experiência cheia de conhecimento, operado de forma autônoma, que cabe na palma da mão. De acordo com a prefeitura do Recife, a iniciativa, por meio do Programa Recentro, busca revitalizar e modernizar a Área Central da cidade. O app é gratuito e está disponível para celulares iOS e Android.

A ferramenta funciona da seguinte forma: a partir do serviço de localização do celular, o aplicativo mapeia monumentos, equipamentos públicos e privados, ruas e obras de arte espalhados pela Ilha do Recife Antigo. Cada um desses marcos conta com um breve relato com linguagem simples e repleto de conteúdo proporcionado um jeito diferente de explorar e viver a cidade.

Com o aplicativo, o cidadão tem a possibilidade de traçar o seu roteiro de passeio pelo Bairro do Recife a partir de 10 tipos de classificação: igrejas, praças, monumentos, pontes, museus, prédios, torres, teatros, ruas, fortes e equipamentos turísticos ligados à Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, a exemplo do Parque de Esculturas. A cada clique são exibidas as especificações em, linguagem simples, sobre a história de cada item catalogado. Ao passo que for avançando nessa descoberta interativa, o cidadão vai acumulando pontos e estimulando a exploração de outros lugares do bairro. O Recifeando faz uso do serviço de localização do GPS do celular e mapeia todos esses elementos.

Através do Recifeando é possível conhecer a história do Bairro do Recife, oferecendo, de maneira criativa, moderna e simples, um panorama sobre monumentos que fazem parte desse bairro que é referência de diversas intervenções importantes na formação de nossa cidade.

A ferramenta faz uso da Realidade Aumentada (RA) - tecnologia que recria ambientes reais dentro da realidade virtual através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento - para promover uma experiência que permite explorar o bairro de maneira interativa, criativa e ainda mais autônoma. Também pode ser usada como ferramenta de aprendizagem escolar tornando o conhecimento mais prazeroso, além de ser um canal interessante para os guias turísticos.

O aplicativo, que é gerenciado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital do Recife, foi desenvolvido através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e patrocínio do Itaú e, para sua continuidade e expansão, foi cedido para Prefeitura do Recife, que, futuramente, ampliará, através de cocriação com os historiadores, turismólogos, arquitetos e urbanistas da cidade, para todo o território municipal. A ferramenta, que foi desenvolvida pela Rdmapps (https://www.rdmapps.com.br/).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Zuri: 11 anos, multiinstrumentista, compositor e prodígio da música faz campanha para comprar violão
Bolsonaro cancela visita à Guiana devido à morte de sua mãe
Manhã na Clube: entrevista com Padre Arlindo
Ômicron começa a recuar nos Estados Unidos
Grupo Diario de Pernambuco