Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Prouni Recife 2022.1 abre inscrições nesta quarta-feira (26)

Publicado em: 25/01/2022 18:45

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Entre os dias 26 e 31 de Janeiro, os estudantes que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2020 poderão se inscrever para a seleção do Programa Universidade para Todos (Prouni Recife). Neste primeiro semestre, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão oferecendo 92 vagas para 29 cursos diferentes. O aluno que deseja participar do processo seletivo referente a 2022.1 deve efetuar a sua inscrição pelo site (www.prouni.recife.pe.gov.br).

Dentre os requisitos, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta (per capita) de até dois salários mínimos e ser residente e domiciliado no Recife por, no mínimo, três anos (contados antes da data de inscrição no programa). Além desses critérios, o interessado também não pode ter diploma de nível superior e precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição de ensino privada na condição de bolsista integral.

A secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adriana Rocha, explica que o programa é mais uma ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior. “Nosso compromisso é com a oportunidade de educação para todos, sobretudo aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. E o Prouni Recife fornece qualificação para que eles possam encarar o mercado de trabalho em igualdade de condições com outros jovens de poder aquisitivo maior”, relata. Nessa perspectiva, o programa conta com mais de 1,1 mil pessoas bolsistas atualmente e tem o objetivo de reparar a desigualdade social e educacional, abrindo novos horizontes para esses jovens.

Os resultados dos estudantes pré-selecionados para a primeira convocação estarão disponíveis no dia 3 de Fevereiro, pelo mesmo endereço eletrônico. No caso do total de vagas por curso, turno e IES não ser preenchido na primeira divulgação dos resultados, após o período disponibilizado para matrículas serão realizadas novas convocações no prazo mínimo de até 72h. Já na hipótese de não se formar turma para os cursos ofertados em cada IES, será aberta a possibilidade de remanejamento do bolsista em outros cursos afins das áreas de Saúde, Humanas e Exatas.

No ato da inscrição, o estudante poderá escolher entre os cursos de Direito, Medicina, Ciências Contábeis, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Nutrição e outros. Já dentre as universidades parceiras estão a Nassau, Estácio, Unit, UniFBV, UniFG, Nova Roma e a Uva. Para conferir a lista completa e outras regras, o aluno interessado pode conferir o edital publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (25).

Vale ressaltar, ainda, que a inscrição se estende ao professor da rede pública de ensino do Município de Recife - independente da renda familiar per capita. Os cursos disponíveis são os de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
TAGS: enem | recife | educação | prouni |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL