° / °

Vida Urbana
SOCIAL

Projeto Renascimento da Criança Interior leva autoconhecimento a partir da arte

Publicado: 14/01/2022 às 20:05

/Foto: Divulgação

/Foto: Divulgação

Intitulado "Renascimento da Criança Interior”, o projeto que busca despertar a possibilidade de trabalhar o autoconhecimento através da arte, iniciou suas atividades neste ano. A proposta consiste em uma série de 12 atendimentos anuais, sendo um por mês, podendo ser realizado de maneira presencial ou remota.
 
A iniciativa surgiu a partir do desdobramento do processo pessoal como oraculista e artista de Mayra Melo, que em 2017 criou imagens com o objetivo de acessar e transcender as próprias narrativas. “Até hoje, elas me ajudam a perceber onde eu ainda permito, que minha história seja narrada a partir de um ponto de vista que não, seja o meu”, descreve a artista. De acordo com ela, ao propor que os integrantes façam representações artísticas de si mesmos, e de suas figuras parentais, a atividade encoraja os participantes a perceber sua história de vida como uma narrativa. “Tornando possível a percepção de que, ao assumir o protagonismo da própria vida, eles podem passar a escrever a própria história”, detalha.
 
Mayra aponta como o autoconhecimento agrega e reflete de forma positiva na identidade, e no entendimento da vida, pois a história que contamos sobre nós mesmos é muito poderosa, já que a arte pode de fato funcionar como uma ferramenta oracular, por permitir que nós tenhamos um vislumbre de tudo o que nós podemos ser. “Entender que essa história já começa a mudar a partir do momento em que nós mudamos a forma de vê-la, traz a consciência de que é possível escolher novos caminhos afetivos, profissionais, de saúde. É lógico que existe um contexto social que dificulta o acesso desses caminhos para várias pessoas, mas eu acredito que grandes mudanças coletivas só são possíveis quando nos responsabilizamos primeiro pela nossa mudança individual.”
 
Além de atender o público em geral, o Renascimento da Criança Interior também fará o atendimento direcionado a grupos sociais, como a população LGBTQIAP%2b, pessoas com deficiência e pessoas não-brancas, com valores acessíveis. “Acredito que ver a própria história como uma narrativa possível de ser reescrita beneficia diretamente todas as pessoas cuja história pessoal e familiar leva a crer que certos caminhos e desfechos são inevitáveis. Isso é especialmente importante no caso de quem faz parte de grupos socialmente vulneráveis, já que a pessoa pode acabar assumindo a falta de perspectiva como parte intrínseca de sua identidade”, afirma Mayra.
 
O Renascimento da Criança Interior é desenvolvido com base em etapas com objetivos específicos: a leitura de tarot, o cruzamento entre informações do mapa astral e os prescritos florais. “Na primeira sessão, nós fazemos uma leitura de tarot para contextualizar a relação atual do participante com a sua criança interior. Também consultamos seu mapa astral, em busca das informações que certos planetas e posicionamentos que têm relação direta com a família (como o Sol, a Lua, as casas 4 e 10) podem acrescentar. A partir da segunda sessão, a ideia é que ele produza um diário gráfico desse processo. Ao final de cada sessão, serão prescritas fórmulas florais (dos sistemas Bach e Califórnia) para apoiar o processo do participante”, comenta a oraculista.
 
A inscrição para participar do Renascimento da Criança Interior é realizada pelo email: [email protected]. Na modalidade individual, a duração do atendimento é de 1h e o início é imediato, após o cadastro. Na categoria em grupo, a duração do atendimento é de 3h e começam assim que formam uma turma de cinco inscritos. A quantidade de vagas é limitada. Os atendimentos presenciais serão realizados na Casa Lua, na Rua Marquês de Tamandaré, nº 203, no bairro Poço da Panela. Já os online acontecem pela plataforma Zoom.
Mais de Vida Urbana