Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeitura do Recife credencia projetos sociais para viabilizar entrega de café da manhã à população em situação de rua

Publicado em: 05/01/2022 16:32

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.

Dando continuidade às ações do programa Recife Acolhe, a Prefeitura do Recife publicou edital para credenciar Organizações da Sociedade Civil (OSC) que irão viabilizar a oferta de café da manhã à população em situação de rua. A parceria com o poder público se dará por meio de Acordo de Cooperação, no qual o município fica responsável por produzir 600 refeições e garantir o deslocamento para os espaços de distribuição indicados pelas OSC. O edital de credenciamento pode ser conferido no site da Prefeitura do Recife e na edição do Diário Oficial do Município publicado no dia 4 de janeiro.

 

Para participar da seleção, a Organização da Sociedade Civil (OSC) deve entregar os documentos e anexos exigidos no edital até o dia 4 de fevereiro, no Protocolo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), que fica no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A entrega poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A divulgação das entidades credenciadas está prevista para o dia 19 de fevereiro. 

 

Ana Rita Suassuna, secretária da SDSDHJPD, acredita que a parceria com a sociedade civil é mais um passo para reforçar as ações voltadas à população em vulnerabilidade. “A garantia da distribuição do café da manhã irá complementar a entrega de almoço já realizada pelos dois restaurantes populares mantidos pelo município. Tais ações fazem parte do Recife Acolhe que, dentre os objetivos, visa minimizar a insegurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, afirma Ana Rita.

 

A vigência do Acordo de Cooperação é de até 12 meses, podendo ser renovada por igual período, caso a parceria cumpra seu objetivo. Dentre os deveres das entidades selecionadas, estão assegurar ao município as condições necessárias para acompanhamento e supervisão, além de apresentar relatório mensal das atividades desenvolvidas, conforme plano de trabalho previamente aprovado por ambas as partes.

 

RECIFE ACOLHE  

 

O Programa Recife Acolhe foi lançado pela Prefeitura do Recife em 2021 com a proposta de reduzir os impactos da extrema pobreza e dos riscos sociais da população em situação de rua, contribuindo com a diminuição da desigualdade social na cidade. A iniciativa é formada por seis eixos, cuja execução será viabilizada a médio e longo prazo, são eles: Ampliação dos Serviços; Moradia; Segurança Alimentar; Educação, Emprego e Renda; Doação e Institucional.

Dentre as ações já executadas pelo programa, está o lançamento do edital de hospedagem social para oferta de 200 vagas para acolhimento de população em situação de vulnerabilidade e risco social. A publicação visa cadastrar estabelecimentos da rede de hotelaria que se interessem em oferecer pelo menos cinco vagas, custeadas pela PCR, para abrigar as pessoas. O edital segue em vigor e pode ser conferido no site da Prefeitura do Recife.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Objeto na Via Láctea como nada que os astrônomos já viram
Manhã na Clube: entrevistas com Dorgivânia Arraes (CRC-PE) e Fabi Soares, consultora de RH
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Grupo Diario de Pernambuco