Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Patronato Penitenciário promove cursos para reeducandos do regime aberto

Publicado em: 12/01/2022 12:01

 (Foto: Surama Negromonte / Divulgação)
Foto: Surama Negromonte / Divulgação
O setor de educação do Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), tem investido cada vez mais na qualificação como forma de reduzir a reincidência criminal entre os reeducandos. Até o dia 28 deste mês, um grupo de 125 participa de aulas de encanador e de bolos e tortas, na sede do órgão, no bairro de Santo Antônio.

O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com institutos educacionais, como o Centro de Educação Profissional (Cefop), é preparar esse público para o retorno à sociedade e buscar a diminuição da reincidência criminal, que entre os reeducandos em atividade remunerada fica abaixo de 1%.

Cada curso conta com 60 horas/aula e tem a duração de 15 dias.  São 25 alunos por turma, pela manhã e à tarde.  De acordo com Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário, “uma qualificação profissional é o divisor de águas na vida dos reeducandos do regime aberto, eles aprendem um ofício e não caem na reincidência criminal”, ressalta.  

Além de encanador e bolos e tortas, o Patronato Penitenciário também disponibiliza cursos de pintor, mecânico de moto, eletricista e doces e salgados. “Com as qualificações procuro focar num futuro melhor, me tornar um profissional”, revela J.C, 23 anos, que está no livramento condicional e já realizou cinco cursos através do órgão.  

Os reeducandos do regime aberto e livramento condicional interessados em se qualificar devem se inscrever no setor educacional do Patronato Penitenciário.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Grupo Diario de Pernambuco