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Órgãos públicos contarão com intérpretes da língua de sinais durante atendimentos

Publicado: 14/01/2022 às 12:30

/Foto: Wesley D'Almeida/Divulgação

/Foto: Wesley D'Almeida/Divulgação

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o Libras@PE, serviço que vai disponibilizar intérpretes da língua de sinais, de forma virtual, em órgãos públicos. De acordo com a gestão estadual, o objetivo é ampliar o acesso de pessoas surdas a procedimentos como a emissão de carteira de identidade e CPF e o desbloqueio do VEM Livre Acesso. 

O Libras@PE funcionará da seguinte forma: ao buscar atendimento, a pessoa surda será direcionada a um espaço identificado por um selo que indica a disponibilidade do serviço. O intérprete de Libras intermediará a comunicação entre o usuário e o atendente a distância, por meio de um aplicativo operado em celular, tablet ou computador do órgão público, sem que o usuário precise dispor do app ou outra ferramenta. 

Nesta primeira etapa do projeto, que passa a funcionar em fase de teste, a tecnologia foi implantada na Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que funciona no bairro da Boa Vista, no Recife. Nos próximos dias, o serviço será implementado em outros órgãos, como o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), a Divisão de Concessão de Abatimentos e Gratuidades (DIAG) do Grande Recife Consórcio e o Expresso Cidadão. 

Segundo a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra, a disponibilização do serviço nesta fase inicial priorizou procedimentos básicos para a garantia de direitos civis da população. Mas o potencial é de funcionamento por 24 horas, o que será importante quando o Libras@PE chegar a delegacias e à área da saúde. “Tivemos reuniões com secretarias e órgãos parceiros nas últimas semanas e começamos agora a testar essa tecnologia em serviços básicos de grande importância para assegurar o acesso a direitos. Vamos avaliar esses primeiros resultados e ampliar essa iniciativa para outros serviços”, explica.
 
O professor Edson Santana, de 41 anos, que tem deficiência auditiva, utilizou o serviço para buscar informações sobre o VEM Livre Acesso. Ele contou com o apoio de um intérprete de Libras conectado em São Paulo para intermediar a conversa com a atendente que estava na Sead, no Recife. “Eu utilizei o aplicativo, fiz a videochamada e fiz várias perguntas sobre inscrições, documentações. Achei uma possibilidade excelente”, comunicou Edson. 
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