Vida Urbana
FENÔMENO
Qual o motivo da formação do "Halo Solar" visto nesta quinta (13) no céu do Recife?
Publicado: 13/01/2022 às 15:57

/Olhos dos recifenses se voltaram para contemplar fenômeno diferente. Foto: Paulo Paiva/DP.
Nesta quinta-feira (13), o céu de Recife virou o assunto do dia nas redes sociais por causa de um curioso e belíssimo fenômeno conhecido como "Halo Solar", que começou a ser notado pela população pouco antes do meio-dia. O círculo em volta do Sol despertou a curiosidade de muita gente para entender o que exatamente provoca a sua formação.
Professor do Departamento de Física da UFPE, Bruno Carneiro explicou as similaridades com o arco-iris e as especificidades desse fenômeno. "O princípio é o mesmo que o do arco-íris, que refrata a luz branca - que é a composição de todas as cores - do sol através das gotículas de água. A diferença é que, nesse caso, estamos falando de cerca de 10km de altura, então as partículas são muito mais frias, as núvens são densas, ou seja, são gotículas de gelo. Num lugar sem essas gotículas, não vemos isso", explanou.

O Professor Bruno Carneiro comentou também que, apesar de a região do Nordeste não possuir estações do ano bem definidas, a mudança climática é um dos principais fatores. "Como estamos em janeiro, início da época de chuvas, as correntes de ar frias que vem do sul se sobrepõem às do equador, que são mais quentes. É especificamente essa sobreposição que é responsável pelo fenômeno, que só pode ser observado, portanto, em regiões próximas ao equador".
Embora o Halo Solar não tenha nenhuma implicação objetiva no dia dos recifenses, é mais uma radiante razão para contemplar o céu de verão da nossa cidade.
Últimas

Mais Lidas
