Diario de Pernambuco
Busca

NORONHA

Menina de 8 anos é a mais jovem vítima de incidentes com tubarão na história de PE, diz comitê

Publicado em: 28/01/2022 18:51

 (Teresa Maia/DP)
Teresa Maia/DP
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou que está "monitorando as informações" sobre o incidente ocorrido em Fernando de Noronha nesta sexta-feira (28/01), onde uma menina de oito anos foi mordida, e se reunirá nos próximos dias para avaliar o caso. Segundo o órgão, apenas após a análise de documentos será possível identificar a espécie do tubarão.

A vítima estava na Baía de Sueste, praia que é parque marinho federal e é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando foi atingida na perna direita. Até então, as vítimas mais jovens registradas no estado tinham 14 anos. "No entanto, a ocorrência desta sexta-feira apenas poderá ser incluída nas estatísticas oficiais após análise do Cemit", comunicou o comitê.

No arquipélago, o Cemit já identificou seis incidentes, nenhum com morte. O primeiro ocorreu em 21 de dezembro de 2015 na Baía de Sueste, mesma praia da ocorrência desta sexta-feira. A vítima era um banhista de 32 anos, do sexo masculino, que teve lesão no braço direito. As demais estavam nas Praias do Leão, de Conceição, do Bode e da Cacimba (dois casos). Das seis vítimas, todas eram adultas, sendo dois banhistas e quatro surfistas. Todos os casos aconteceram entre dezembro e março.

O Corpo de Bombeiros conta com dois postos fixos na Ilha de Fernando de Noronha, localizados nas praias do Porto e da Conceição, devido ao quantitativo de público e as condições naturais, como valas, retorno e presença de animais marinhos próximo à área de espumeiro. Além disso, a embarcação do CBMPE faz rondas por todas as praias da Área de Preservação Ambiental (APA), conhecida como mar de dentro, que é administrada pelo estado de Pernambuco.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL