Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ASTRONOMIA

Fenômeno do halo solar encanta recifenses nesta quinta-feira

Publicado em: 13/01/2022 12:54 | Atualizado em: 13/01/2022 13:36

 (Rômulo Francisco/Esp. DP)
Rômulo Francisco/Esp. DP
Nesta quinta-feira de céu aberto, o raro fenômeno do halo solar encantou moradores de diferentes bairros da Região Metropolitana do Recife. Na região central da capital, a servidora pública Alexsandra Paula registrou a imagem com seu celular e a enviou para o Diario de Pernambuco. "É difícil tirar a foto do halo devido à claridade, mas até que ficou boa", disse. A professora Juliana Falcão também fotografou o halo, a partir de sua residência em Olinda. A rara cena também foi clicada pelo fotógrafo Rômulo Francisco, do DP.
 (Foto: Juliana Falcão/Cedida)
Foto: Juliana Falcão/Cedida

De acordo com o site Brasil Escola, o halo é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Essa ocorrência se dá na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

"O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris", explica o texto assinado pela pesquisadora Mariane Mendes.
 (Foto: Alexsandra Paula/cedida)
Foto: Alexsandra Paula/cedida

"Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras", acrescenta.

TAGS: pernambuco | recife | solar | halo |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras (PT), Frederico Menezes e Marlon Malassa
Zuri: 11 anos, multiinstrumentista, compositor e prodígio da música faz campanha para comprar violão
Bolsonaro cancela visita à Guiana devido à morte de sua mãe
Grupo Diario de Pernambuco