Diario de Pernambuco
Busca

UM ANO DE CAMPANHA

"Em breve, poderei levar minha neta para vacinar", diz primeira imunizada contra Covid-19 em Pernambuco

Publicado em: 17/01/2022 12:21 | Atualizado em: 17/01/2022 21:32

 (Foto: Arnaldo Sete/ Esp. DP Foto
)
Foto: Arnaldo Sete/ Esp. DP Foto
Nesta terça-feira (18), a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco completará um ano. Em 18 de janeiro de 2021, a técnica em enfermagem Perpétua do Socorro, 53 anos, recebeu a primeira das mais de 15 milhões de doses aplicadas até agora no estado. A profissional continua trabalhando na UTI de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, ligado à Universidade de Pernambuco. Testemunha em primeira mão de toda a pandemia e de seu atual momento - marcado pela aceleração dos casos e internações, sobretudo entre os não vacinados -, ela ressalta a importância da imunização em todas as faixas etárias elegíveis, inclusive as crianças de 5 a 11 anos, que começaram a ser protegidos na última sexta-feira (14). Confira entrevista exclusiva ao Diario:
 
Como estão sua saúde e sua rotina de trabalho, um ano depois de ser a primeira pernambucana vacinada contra a Covid-19?
De um ano para cá, nunca peguei Covid-19 nem gripe. Mas no momento estou com uma rinite alérgica (risos). Continuo atuando na UTI de infectologia do Huoc, onde trabalho há 31 anos. Apesar do aumento de casos, a situação ainda é melhor que no auge da pandemia, mas as pessoas têm que se conscientizar de que é necessário se vacinar e de que o fato de estar vacinado não é razão para relaxar nos cuidados.

Como a senhora espera que o mundo esteja daqui a mais um ano? Quais são os seus planos?
Eu tenho certeza de que a pandemia é algo passageiro, mas as pessoas precisam manter as medidas de proteção neste momento. Eu pretendo me aposentar da função de técnica em enfermagem daqui a um ano e meio. Estou cursando a graduação de gestão hospitalar e quero passar a trabalhar nesta área. 

O primeiro aniversário da campanha de vacinação coincide com o começo da aplicação da dose nas crianças. Como a senhora vê esta nova etapa?
A vacinação infantil é fundamental. Todos os pais devem levar seus filhos. Tenho uma neta de 11 anos e assim que a vacinação estiver aberta para crianças sem comorbidades, eu a levarei para se imunizar. 

Qual é sua opinião sobre a realização do carnaval neste ano?
Sou contra. As pessoas não querem se vacinar e querem brincar carnaval? Como pode?

A senhora perdeu alguém próximo por causa da pandemia?
Diretamente, não. Perdi um amigo, técnico em enfermagem, que sofreu um infarto fulminante numa época de muito estresse. Mas vi o sofrimento de muitas famílias que perderam seus entes queridos para a Covid-19, o que me leva a reforçar, mais uma vez, que as pessoas têm que se vacinar e manter os cuidados, como usar máscaras corretamente. 
 

SAIBA MAIS
15,2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Pernambuco 
95,14% da população elegível tomaram a primeira dose até agora
83,38% completaram seus esquemas vacinais com duas doses ou aplicação única
23,51% já tomaram a dose de reforço 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL