Diario de Pernambuco
Busca

RESTRIÇÕES

Decreto que exige comprovante vacinal muda rotina em praças de alimentação

Publicado em: 14/01/2022 16:17 | Atualizado em: 14/01/2022 19:02

 (Bares, restaurantes, lanchonetes, cinemas, teatros e museus passarão a exigir comprovante de vacinação. Foto: Arthur Souza. )
Bares, restaurantes, lanchonetes, cinemas, teatros e museus passarão a exigir comprovante de vacinação. Foto: Arthur Souza.
A partir desta sexta-feira (14) até o dia 31, entra em vigor o decreto estadual 52.145, de 11 de janeiro de 2022, que determina a obrigatoriedade da apresentação do comprovante vacinal completo contra a Covid-19 para o aesso ao público a cinemas, teatros, museus, restaurantes, bares e lanchonetes. Estão inclusos no decreto todos os shopping centers, que já começaram a intensificar a sinalização para o público.
 
 (Foto: Arthur Souza.)
Foto: Arthur Souza.
  

A superintendente do shopping Plaza, Karina Dourado, explicou como estão sendo feitas as medidas de comunicação para que todas as devidas lojas estejam operando de acordo com o decreto. "Nós ligamos para as lojas para orientá-las, estamos com a equipe visitando novamente as lojasr para seguir tirando as dúvidas que, eventualmente, vão surgindo e, principalmente, temos a sinalização presente em todas as lojas em que o comprovante será exigido, além de placas nos corredores e avisos nas mesas. E todas as operações de alimentação já receberam a sinalização orientativa também para como proceder com o cliente".
 
As sinalizações também destacam a importância da restrição do consumo de alimentos e bebidos para a praça de alimentação. A apresentação do comprovante pode ser feito tanto através do cartão físico quanto digital.
 
 (Foto: Arthur Souza.)
Foto: Arthur Souza.
 
 
O estudante João Henrique Teixeira comentou como a nova medida serve de estímulo para os não-vacinados correrem atrás da imunização completa. "Eu acho esse decreto fundamental porque ainda falta muita gente completar o ciclo de vacinação e é uma medida que, de fato, estimula as pessoas a buscarem a vacina. Num momento delicado como esse agora, de aumento de casos, é, sim, necessário que esteja sendo cobrada a comprovação. Me sinto bem mais seguro circulando no shopping dessa forma", disse. 
 
 (Foto: Arthur Souza.)
Foto: Arthur Souza.
 

A advogada Mariana Lemos também destacou a importância do decreto para a segurança de todos. "O mais importante do decreto, pra mim, é barrar as pessoas que não estão vacinadas, porque não apenas estão se expondo como podem estar transmitindo a outras pessoas que, mesmo com todos os cuidados, ainda podem ser contaminadas. No meu caso, o que realmente me deixa segura é saber que estou completamente vacinada. Apresentei hoje três vezes e apresento sempre que precisar", comentou.
 
 (Foto: Arthur Souza.)
Foto: Arthur Souza.

Mirian Basílio trabalha como atendente na Kopenhagen e valoriza o impacto positivo das restrições, mas comenta sobre uma outra possível maneira de proceder para facilitar seu trabalho. "Eu acho certíssima a cobrança da comprovação, é algo que com certeza deveria ter em todos os lugares. Ao mesmo tempo, na minha opinião como vendedora, acho que é um tanto chato ter que exigir isso do cliente, já que tem gente que infelizmente insiste em não se vacinar e isso gera aquele constrangimento. Eu sei que o decreto só contempla operações de alimentação, mas deveria ser pedida a comprovação logo na entrada para já garantir que todos os clientes estão vacinados", sugeriu.
 
A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) informou que os bares, restaurantes e lanchonetes das feiras e mercados públicos do Recife também só poderão servir aos que apresentarem o passaporte vacinal com as duas doses ou vacina de dose única. É necessário lembrar que a comprovação será exigida para quem tem até 54 anos e, apartir dos 55, os clientes devem apresentar também o certificado da dose de reforço. A norma está em vigor para para todos os estabelecimentos do gênero no território estadual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL