° / °

Vida Urbana
SAÚDE

Com aumento de síndromes gripais, PCR anuncia contratação de profissionais para o Atende em Casa

Publicado: 07/01/2022 às 06:29

/Foto: Bruna Costa/Arquivo DP

/Foto: Bruna Costa/Arquivo DP

Com o aumento no número de síndromes gripais, a prefeitura do Recife informou que vai ampliar a capacidade dos serviços do Atende em Casa com mais mil atendimentos por semana. Segundo a PCR, 40 novos profissionais foram contratados, entre médicos, enfermeiros, reguladores, gestores e residentes. A gestão municipal informou que parte desses novos trabalhadores já passou por treinamento e deve começar os atendimentos a partir da próxima semana na plataforma digital.

As mudanças acontecem em função do aumento na procura pelos atendimentos disponibilizados pela plataforma, como teleorientação, telemonitoramento, teleacolhimento, além de suporte para exames e vacinas. Segundo a prefeitura, até dezembro de 2021, o Atende em Casa tinha uma média diária de 30 atendimentos aos usuários com sintomas gripais. Atualmente, o serviço recebe cerca de 500 consultas diariamente. Com as novas contratações, a PCR pretende realizar uma média de 630 atendimentos por dia.

A partir da próxima segunda-feira (10), o serviço passa a contar com um novo grupo de perguntas avaliativas, considerando mais um público prioritário. De olho no aumento de casos da síndrome viral H3N2, a ferramenta atenderá crianças com até cinco anos através de orientações e teleatendimento. Também será possível obter a prescrição de medicamentos feita por um dos médicos do teleatendimento.

A Prefeitura do Recife comunicou que "tem empregado esforços para enfrentar o surto de síndromes gripais na cidade e ampliar o acesso a serviços e assistência à população". Ainda segundo a PCR, 60 leitos de enfermaria e UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave, causada por H3N2 foram abertos no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), na Estância.

Também foram anunciados dois novos locais fixos para testagem de influenza e Covid-19, sendo um no Parque Urbano da Macaxeira e outro no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.
Mais de Vida Urbana