Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

UFPE

UFPE reitera posição em defesa da autonomia universitária e da vacinação da população contra a Covid-19

Publicado em: 30/12/2021 21:37

 (Foto: UFPE/Divulgação )
Foto: UFPE/Divulgação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dispõe de autonomia universitária para adoção de políticas institucionais de proteção da vida da sua comunidade universitária, nos termos do artigo 207 da Constituição Federal de 1988. A autonomia das universidades é matéria já pacificada em diversas decisões do Supremo Tribunal Federal, que autoriza as universidades a disciplinarem o retorno seguro às atividades presenciais de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Neste sentido, a Gestão Central da UFPE entende ser desnecessário o despacho ministerial que tenta intervir nas decisões autônomas das universidades no que concerne à gestão administrativa e acadêmica.

Em parceria com as prefeituras, organizou espaços institucionais para vacinação da população em geral, incluindo drive thru permanente no Campus Recife, fazendo coro em debates com parlamentares e sindicatos sobre a importância da vacinação para o setor educacional nos planos de imunização.

Como decisão de seu Conselho Superior (Consuni), a UFPE requisitou a cópia do cartão de vacinação/declaração aos seus servidores, com encaminhamento junto às chefias e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida.

Atualmente, a UFPE está com questionário aberto para levantamento de informações sobre a vacinação de seus estudantes da graduação. Estas ações estão em sintonia com as discussões do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid da UFPE, que subsidia a instituição acerca de diretrizes relacionadas à biossegurança no planejamento e na execução de ações no tocante ao ensino, extensão, pesquisa, assistência em saúde e atividades administrativas.

Em breve, o levantamento da cobertura vacinal será expandido para estudantes da pós-graduação, de modo a contribuir com medidas institucionais que sejam necessárias no combate à Covid-19 e na proteção da saúde da sua comunidade e da população.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco