Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MISSA DE FIM DE ANO

Tradicional missa de ano novo da Arquidiocese de Olinda e Recife será celebrada na Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata

Publicado em: 29/12/2021 15:44 | Atualizado em: 29/12/2021 15:53

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A tradicional missa de ano novo da Arquidiocese de Olinda e Recife será realizada neste ano na Igreja do Espírito Santo, na sede da Comunidade Católica Obra de Maria, localizada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), em frente à Arena de Pernambuco. Quem irá celebrar a missa será Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife. A celebração religiosa será nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, véspera de ano novo, às 20 horas.

Cerca de 400 missionários da Obra de Maria irão participar da celebração. A comunidade católica convidou também cerca de 100 pessoas em situação de rua da Região Metropolitana do Recife (RMR), assistidas pela Obra de Maria, para participar da missa, além de benfeitores e amigos da comunidade. A celebração também será aberta para o público em geral. 

“Dom Fernando me ligou dizendo que gostaria de celebrar o ano novo conosco, e é uma alegria ter o nosso arcebispo celebrando esse momento tão especial em nossa casa”, comentou Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria. Esta é a primeira vez que a missa de ano novo da Arquidiocese de Recife e Olinda será celebrada na Obra de Maria. 

Obra de Maria
A Comunidade Católica Obra de Maria tem sede na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Antes, a comunidade resumia-se em sete adolescentes que reformaram uma casa no bairro da Várzea, no Recife, onde foi a primeira sede, e tinham como supervisores Gilberto Barbosa e Maria Salomé, respectivamente fundador e co-fundadora.

A Comunidade começou como grupo de orações e aos poucos foi evoluindo. Gilberto Barbosa foi o responsável por idealizar o futuro da Obra que funcionaria através de missionários, levando ensinamentos e evangelizando pelo mundo. O encontro de Maria Salomé com Gilberto Barbosa ocorreu em meados de 1989, e a parceria para a fundação da Comunidade Católica aconteceu um ano depois, começando com um grupo de sete pessoas e aos poucos evoluindo, até chegar aos números de agora, pouco mais de 4 missionários no mundo todo.

A Obra de Maria surgiu como uma união dos seguidores de Jesus e Maria, na tentativa de que seus princípios fossem disseminados como lições religiosas dadas através da oratória em grupos onde não houvesse a oportunidade do aprendizado carismático - pequenas cidades, creches, orfanatos, internatos, cursos e locais de assistência a dependentes químicos e refugiados. Hoje, a Comunidade atrai missionários e devotos de Maria do mundo todo, que se sensibilizam com o carisma, ajudando a fraternidade como podem.

Hoje, a Obra de Maria é uma das comunidades católicas com maior prestígio e tem como base as grandes atribuições de Maria, mãe de Jesus. Esta, considerada como a maior referência feminina no catolicismo, mãe de todos, exemplo de fé, amor e devoção. Por sua grandiosidade, Maria também pode ser chamada por diversos títulos, como: Virgem Maria ou Santa Maria. Ao todo são mais de mil títulos, distribuídos por cidades distintas do mundo. Graças ao trabalho dos missionários e união dos fundadores, a Obra de Maria é reconhecida em diversos países, inclusive pelo Vaticano, onde vive o principal representante da Igreja Católica, o Papa.

32 anos da Obra de Maria
A Obra de Maria celebrou seus 32 anos em 2021 nos dias 18 e 19 de dezembro, com eventos com a presença do padre Fábio de Melo. As comemorações começaram no sábado, 18 de dezembro, com show do Padre Fábio de Melo, no Blue Angel Recepções, na Madalena, em jantar beneficente em prol da causa de beatificação de Dom Helder Câmara e ações sociais da Obra de Maria. No domingo (19), o padre Fábio se juntou a outros grandes nomes da música católica no Geraldão, na Imbiribeira, como Nando Cordel, Fred e Márcio Pacheco, Dunga e os padres João Carlos, Damião. Com tema “Se Creres, verás a Glória de Deus”, o evento teve o intuito de arrecadar fundos para a missão da Obra de Maria na África.

Serviço
Missa de Ano Novo da Arquidiocese de Olinda e Recife
Local: Igreja do Espírito Santo - sede da Comunidade Obra de Maria -  RODOVIA BR 408, KM100 - Penedo, São Lourenço da Mata - PE (em frente à Arena de Pernambuco)
Data: 31/12 (sexta-feira, véspera de ano novo)
Hora: 20h
Aberta ao público

TAGS: missa | fim | de | ano | arquidiocese | olinda | recife |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Primeiro lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Manhã na Clube: entrevista com a psicóloga Renata Sales
Grupo Diario de Pernambuco