° / °

Vida Urbana
SAÚDE

Secretaria amplia leitos para casos respiratórios após aumento de pacientes com Influenza

Publicado: 30/12/2021 às 10:40

/Miva Filho/SES-PE

/Miva Filho/SES-PE

Diante do aumento dos casos de Influenza A H2N3 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está convertendo leitos para atender pacientes com quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave. O Plano de Contingência foi anunciado, na manhã desta quinta-feira (30), pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa. De acordo com o gestor, nos últimos dias o Governo do Estado já abriu 193 vagas, sendo 36 de UTI. Ao longo das próximas semanas, ainda serão abertos mais 200 leitos, sendo 128 de terapia intensiva. O secretário explicou que na última semana epidemiológica, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e as solicitações por vagas de UTI tiveram crescimento, influenciados pelo aumento da circulação do vírus da Influenza A H3N2. Até o momento, 2.466 casos do tipo A da influenza foram registrados. 

“Na semana epidemiológica 51, tivemos um crescimento de 59% nos casos de Srag em comparação com a semana anterior. Já em relação aos dados da central de regulação, no mesmo período, tivemos um aumento de 68%. Mas ressalto que este aumento nos indicadores não está relacionado à Covid-19, cuja positividade geral continua estável. Este aumento está sendo provocado pela Influenza. Estamos vivendo uma epidemia de Influenza em meio à pandemia da Covid-19. É uma situação que só reforça a necessidade do cuidado individual, com uso da máscara, da higienização das mãos e, também, da testagem e isolamento das pessoas com sintomas gripais. A atitude de cada um de nós será determinante para reduzir a circulação dos vírus e, consequentemente, diminuir o número de doentes”, disse.

Os novos leitos foram abertos, a partir da última sexta-feira (24), nos hospitais Agamenon Magalhães (32); de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (10); Maria Lucinda (10 de enfermaria e 6 de UTI); Santa Maria, em Vitória de Santo Antão (20); Brites de Albuquerque, em Olinda (20 de enfermaria e 10 de UTI); Maria Vitória, em São Lourenço da Mata (15); Maria Vitória no Recife (10  de UTI); Evangélico (10); Apami Vitória (40); e Otávio de Freitas (10 de UTI). Nesta quinta-feira, ainda há a previsão de abertura de outros 20 leitos de UTI no Hospital Otávio de Freitas e no Memorial Guararapes. Atualmente, Pernambuco conta com 1.496 leitos para pacientes com Srag, sendo 741 de UTI – a maior rede pública entre os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Mais de Vida Urbana