Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ESPORTES

Pernambucanos vão para 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo

Publicado em: 28/12/2021 09:20

 (Maurício Ferry/PCR)
Maurício Ferry/PCR
Entusiasmo e bom humor marcaram a recepção dos pernambucanos que disputarão a Corrida Internacional de São Silvestre. Tradição de fim de ano, o ônibus que conduz o grupo partiu do térreo do edifício sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, ontem (27). Será a 96ª edição da competição, e 40 atletas do estado estarão presentes, com o apoio da Prefeitura. A maratona acontece na sexta-feira (31), com largada às 7h25, em São Paulo (SP). Os esportistas retornam da capital paulista às 09h do sábado (1º de janeiro).

“Para a gente da Secretaria de Esportes é um dever apoiar e fazer com que mais e mais pessoas se mexam aqui no Recife”, pontua Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte. "Esse ônibus, essa festa no fim de ano para a São Silvestre, é um estímulo que a prefeitura dá há vários anos e fazemos questão de se esforçar um bocado para poder manter esse grupo ativo. Manter essas pessoas festejando esse movimento, essa corrida, em mais uma passagem de ano”.

No meio de tanta gente, há quem esteja bastante acostumado com uma competição deste porte. Um exemplo é o caso de Edilson da Cruz, que tem 57 anos e já vai para a 28ª participação na São Silvestre.

“Saber que esta já é a minha 28ª edição me deixa muito contente. Tem todo esse momento da pandemia, mas seguimos nos cuidando e treinando. É muito bom saber que estarei lá representando o Recife e Pernambuco mais uma vez."

Todavia, também tem quem esteja sentindo a emoção da primeira vez de passar pela experiência. Incentivada por uma amiga, Joseli Freitas, 43 anos, saiu de Carpina para encarar a prova.

“Passei a correr há cerca de um ano e meio. Fui apresentada à corrida de rua por uma amiga e acabei me apaixonando. E o sonho de todo mundo que começa a correr é, para ser realmente batizado na corrida, ir para a São Silvestre. Essa oportunidade que a Prefeitura do Recife nos dá é muito importante, motiva a gente a estar aqui. É um desafio gigantesco, mas também há uma motivação bastante grande. Dá um friozinho na barriga, mas também uma alegria imensa".

A Corrida de São Silvestre é considerada um dos principais eventos de corrida de rua da América Latina e, em 2019, atingiu novamente o seu limite de 35 mil participantes, confirmando a sua força no calendário nacional. O evento fechará o ano esportivo e reunirá atletas de todo o país – e também do exterior. Pela frente, o desafio de 15 km por ruas e avenidas da capital São Paulo-SP. A largada será na Avenida Paulista, altura da Rua Frei Caneca, com chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

Toda a assessoria de treinamento dada aos atletas participantes da corrida é realizada através do Recife Corre. A supervisão fica a cargo do profissional de Educação Física Pedro Antônio, responsável pelo programa e pertencente ao quadro de professores da Secretaria de Esportes.

O Programa Recife Corre é uma assessoria esportiva de corrida de rua oferecida de forma gratuita para população do Recife. Os treinos do Recife Corre acontecem no Parque da Macaxeira nas terças e quintas, às 7h da manhã. No Parque da Jaqueira, ocorre às sextas-feiras, no mesmo horário. Atualmente, são atendidos mais de 100 corredores e corredoras de rua.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Grupo Diario de Pernambuco