Diario de Pernambuco
Busca

CURSO

FICR promove curso gratuito para formação de líderes comunitários

Publicado em: 10/12/2021 16:08

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.

 

Dos dias 13 a 16 de dezembro, a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) promove o Curso de Formação de Líderes Comunitários, como atividade de extensão e responsabilidade social do curso de Direito. O curso é aberto ao público, tem duração de quatro dias e será realizado no auditório da Faculdade, além de gerar certificado de 16 horas. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição.

 

 

 

A formação tem como objetivo formar líderes comunitários envolvidos com o desenvolvimento sustentável da comunidade, o domínio aprofundado de temas relevantes para a compreensão do contexto em que atuam, noções básicas de direitos, além de habilidades específicas relacionadas a procedimentos práticos do planejamento social e estratégico. Cada módulo será ministrado por cada um dos convidados e todo o projeto é coordenado pela FICR, através do curso de Direito.

 

 

Na programação, as matérias são compostas por Noções Básicas de Direito do Consumidor; Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos; Acesso ao judiciário e justiça gratuita; Finanças Pessoais e Economia Solidária; Liderança nas; Organizações Sociais e Comunitárias; Inclusão Digital; Políticas para Mulheres e Liderança Feminina e Sistema Público de Saúde e Primeiros Socorros.

 

 

“Nós sabemos que os líderes comunitários exercem um papel de controle social, de ponte entre serviços públicos e cidadãos de poder público, também funcionam como elo de cobrança e a partir disso entendemos que essas pessoas devem ter uma qualificação diferenciada”, destacou o coordenador do curso de Direito da FICR e Conselheiro da OAB/PE, Diogo Ramos.

 

 

“Uma vez desenhada a proposta de desenvolvimento, nós entendemos que também era necessário envolver parceiros que já têm como função institucional cuidar das comunidades, então nós convidamos o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Ordem de Advogados do Brasil - PE (OAB/PE), Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE), a Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (SOBEF), SOMAR (Prefeitura da Cidade do Recife), Procon - São Lourenço da Mata e o Grupo Mulheres do Brasil”, afirmou Ramos.

 

 

A advogada da Secretária da Mulher do Recife, Bruna Veiga, conta que está muito entusiasmada para esse curso. “Entendo ser uma excelente oportunidade para formar líderes comprometidos, engajados, que desenvolvem a escuta ativa de modo igualitário e que, principalmente, entendem o relevante papel que ocupam”, frisou Veiga.

 

O Diretor Geral do PROCON de São Lourenço da Mata, Diogo Miranda, ressalta a importância de trabalhar esses temas. “O curso contém uma grade de conteúdo bem interessante, trazendo temas que fazem parte do nosso dia a dia, a fim de elucidar pontos que ainda não estão cristalinos perante a sociedade”, destaca Miranda.  

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL