Diario de Pernambuco
Busca

SANTUÁRIO

Arquidiocese eleva igreja de Nossa Senhora da Apresentação da Escada à condição de Santuário no dia 27

Publicado em: 20/12/2021 14:23

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, elevará a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada, na zona da mata pernambucana, à condição de Santuário Arquidiocesano.  Esse momento tão importante para o município – de ganhar um santuário – será oficializado por meio de decreto, assinado e lido em missa solene no próximo dia 27 de dezembro, às 19h30, na igreja matriz.

“As celebrações em Escada são muito bonitas, atraem muita gente num templo belíssimo”, comentou o arcebispo. “Sempre que vou a Escada para celebrar a Eucaristia, percebo a seriedade com que as pessoas preparam a celebração, vejo inúmeras demonstrações de fé, o povo chegando àquele alto com tanto fervor, pagando promessas, participando da celebração de modo comovente. Sei que o povo ficará feliz com o Santuário e isso me alegra desde já”, completou.

A elevação à condição de santuário ocorre em virtude da importância do templo para a região, e converterá a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada em mais um referencial de fé e de atrativo do turismo religioso no Estado de Pernambuco. Os santuários são lugares sagrados que atraem romarias e devotos peregrinos de diversas regiões, sinais visíveis de graças obtidas. A vida pastoral será mais ativa, com a administração mais frequente dos sacramentos e a presença dos romeiros.

A população de Escada preparou uma grande festa para o dia 27. A missa, presidida por dom Fernando e concelebrada pelo pároco e vigário episcopal do Cabo, monsenhor Josivaldo Bezerra, reunirá boa parte do clero arquidiocesano e dos fiéis da cidade. Autoridades civis estão sendo esperadas, como o governador Paulo Câmara e a prefeita de Escada, Mary Gouveia, além de deputados federais e estaduais, vereadores e secretários municipais.

A devoção a Nossa Senhora da Apresentação da Escada, que com o passar dos anos ultrapassou os limites da cidade e conquistou o interior do estado, remonta a meados do século XVI, quando uma capelinha foi construída no alto da colina próxima ao rio. Para ter acesso à ermida, uma escadaria cravada no barro fora construída, e por ela os fiéis corriam para rezar junto à santa. Em 1722 um fato histórico marcou a devoção à Senhora da Escada na região:  sua imagem verteu “suor” e atraiu um grande número de peregrinos a esta terra, conforme registros dos anais pernambucanos.

Ampliada em 1874 pelo famoso arquiteto Frei Caetano de Messina Sobrinho, a igreja matriz da Escada possui harmoniosa beleza e é símbolo da fé do povo à Mãe de Deus. A festividade em honra a Nossa Senhora da Apresentação da Escada, que tradicionalmente ocorre em novembro, é contada como a quarta maior festa mariana da Arquidiocese de Olinda e Recife.   

Santuários
Dom Fernando criará em Escada o sexto santuário da Arquidiocese de Olinda e Recife. As outras cinco igrejas com dignidade de santuário são: Mãe Rainha (Olinda), Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima (Recife), Nossa Senhora dos Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Nossa Senhora Aparecida (Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL