Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EDUCAÇÃO

Rede Pública Estadual inicia matrículas para o ano letivo de 2022

Publicado em: 09/11/2021 17:44

 (Estudantes novatos devem realizar cadastro para garantir vaga exclusivamente pela Internet. Foto: Paulo Paiva/DP
)
Estudantes novatos devem realizar cadastro para garantir vaga exclusivamente pela Internet. Foto: Paulo Paiva/DP

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, inicia o processo de matrícula para o ano letivo de 2022, da Rede Estadual de ensino, nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 24/12/2021. O cadastro deve ser realizado pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br, e é voltado para estudantes novatos dos ensinos Médio e Fundamental. O sistema estará disponível a partir das 7h.

Para 2022, estão sendo ofertadas 187.588 vagas para estudantes novatos, das quais 110.926 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre. Portanto, nesta etapa, estão sendo ofertadas 57.730 vagas, sendo 9.903 distribuídas no Recife, 15.329 nos demais municípios da Região Metropolitana e 32.498 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Do total de vagas disponíveis para 2022, 23.516 são para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e 34.214 para o Ensino Médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste conjunto de vagas para o próximo ano, estão sendo disponibilizadas 8.336 para as Escolas em Tempo Integral, sendo 3.855 nas unidades concentradas no Recife e Região Metropolitana e 4.481 no interior. Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não estão inseridas neste processo, pois o ingresso nestas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo.

“Estamos dando início a mais um período de matrículas em nossa rede estadual e garantindo a ofertas de vagas para todos os pernambucanos que desejam ter a oportunidade de ingressar na nossa rede. Apesar de ser um período longo para inscrições, as vagas serão eliminadas conforme preenchimento. Algumas escolas, por sua tradição, são mais procuradas que outras. Então é bom entrar o quanto antes no sistema para garantir a vaga desejada”, afirma o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

Entre os dias 03 e 14 de janeiro, os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega da documentação. As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro (www.matricularapida.pe.gov.br) e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 23 de janeiro. Os responsáveis pelo cadastro nesta fase devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 25 e 27 de janeiro.

Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet em mais de 300 escolas estaduais. Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, até o dia 29 de janeiro.

A Rede Estadual possui 1.055 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 569 mil estudantes.

CADASTRO

Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Estes dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois o processo é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 24 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.

Para melhor auxiliar o estudante nesta etapa, a SEE disponibiliza mais um canal de comunicação: um chat web pelo WhatsApp que funciona de segunda a sábado, das 7h às 21h. Para acessar este canal que permite tirar dúvidas com a equipe do órgão, o candidato só deve clicar no ícone do aplicativo, disponível no canto inferior de todas as páginas do cadastro.

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

Do dia 03 a 14 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realizada diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição do Cadastro 2021, cópia da certidão de nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH e foto 3x4 recente.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco