Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Prefeitura do Recife promove ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Publicado em: 17/11/2021 15:58

 (Luciano Ferreira/arquivo PCR (foto tirada antes da pandemia).)
Luciano Ferreira/arquivo PCR (foto tirada antes da pandemia).

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove, nesta quinta-feira (18/11), ações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, que teve como marco o dia 14 de novembro. Das 9h às 12h, no edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR), o público contará com serviços gratuitos de avaliação nutricional, testes de glicemia, educação em saúde bucal e orientações sobre a prática de atividade física. Também haverá a distribuição de mudas de hortaliças em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana.

 

Em 2021, a 24ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação tem como tema “Diabetes - Proteja sua Família”, com foco na educação sobre a doença. A mobilização é promovida pela Associação Nacional de Atenção ao Diabetes e pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes, com apoio da International Diabetes Federation. No Recife, a Sesau realizará as ações desta semana por meio de integrantes das políticas municipais de Alimentação e Nutrição, Saúde Bucal, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e do Programa Academia da Cidade.

                                                            

De acordo com a coordenadora da Política Municipal de Alimentação e Nutrição do Recife, Catarina Grizzi, levar esclarecimentos à população é importante para viabilizar o acompanhamento adequado caso haja constatação do diabetes. “Seguindo a temática da campanha nacional, à qual o Recife aderiu, buscaremos atingir o objetivo de promover educação e orientação quanto aos cuidados em saúde para a prevenção do diabetes descompensado, ofertando para a população a possibilidade de detecção de alterações de glicemia e repassando orientações sobre encaminhamentos”, explica.

 

Durante a ação no edifício-sede da PCR, os testes de glicemia serão ofertados em quantidade limitada. Já ao longo do mês, as ações educativas têm continuidade de forma descentralizada, nos polos da Academia da Cidade. A lista desses equipamentos pode ser acessada aqui.

 

DIABETES  

 

No Brasil, segundo o Atlas do Diabetes, produzido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), há 16,8 milhões de pessoas com a doença. Metade delas não sabia disso antes da realização de testes, o que demonstra a importância de fazer a detecção. No Recife, o atendimento inicial ocorre nas unidades básicas de saúde e nas unidades de saúde da família. Já o acompanhamento de referência para casos de difícil controle é feito no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, no bairro de Casa Forte.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco