Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DONA LINDU

Novembro Azul: Ação gratuita sensibiliza população para cuidados com a saúde

Publicado em: 25/11/2021 10:09

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, entre os brasileiros, o câncer de próstata é a segunda forma mais comum da doença entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, e sendo responsável pela morte de 28,6% da população masculina.

Pensando em conscientizar a população sobre a prevenção e combate à doença, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional Nordeste - SBOC, realiza, neste sábado (27), das 8h às 12h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, um conjunto de ações com palestras, atividades físicas e muita movimentação. 

O evento é gratuito e aberto ao público e tem como objetivo educar a população para a questão da saúde masculina. Para isso, uma equipe multidisciplinar de médicos, nutricionistas, educadores físicos estarão atendendo diretamente o público para tirar dúvidas e fazer demais orientações. 

A ação utiliza como mote o Novembro Azul, campanha mundial que faz o alerta à população masculina neste período. Para  Felipe Marinho, oncologista clínico e membro da SBOC NORDESTE, que participa da Ação, o principal intuito do evento é estar mais próximo desse público, estimulando e esclarecendo suas dúvidas. " A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Então é importante que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, visitem o médico e façam seus exames co regularidades", destaca o médico. 

Confira algumas dicas de especialistas para manutenção da saúde: 

A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Além disso, a raça negra tem maior risco de desenvolver a doença, bem comose o paciente tem história familiar de  câncer de próstata (parente de primeiro grau) deve ficar atento. 

Outra dica importante é verificar o excesso de gordura corporal já que este aumenta o risco de câncer de próstata avançado, assim como maus hábitos como tabagismo e consumo de álcool.

Serviço:

Ação gratuita sensibiliza a população para o Novembro Azul 

Quando: 27/11
Horário: das 8h às 12h
Onde: Parque Dona Lindu
Gratuito e aberto ao público
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Variante ômicron representa risco elevado para o planeta
Grupo Diario de Pernambuco