PROGRAMAÇÃO

Mostra de filmes africanos realiza segunda edição no Recife e em Caruaru

Publicado em: 30/11/2021 07:18 | Atualizado em: 30/11/2021 08:17

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Mostra de Filmes Africanos do Recife realiza a sua segunda edição nos dias 6, 7 e 8 de dezembro no Teatro do Parque, na área central do Recife, e nos dias 18, 20 e 21 no Sesc Caruaru e Museu do Barro. Com o tema “Entre territórios e travessias cinematográficas”, a II Baobácine contempla filmes clássicos e contemporâneos do cinema africano e traz obras experimentais produzidas em países da diáspora negra, como Haiti. Entre os longas exibidos estão "Uma escavação de nós", do diretor Shirley Bruno, "Cuba Pattaki", de Everlane Moraes, "O livro de Jasmine", de Melanie Grant e "Contrafeitiço", de Madeleine Hunt-Erlich. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). 

A edição destaca a participação das realizadoras africanas e afrodiaspóricas Janaína Oliveira e Ludimilla Carvalho. A mostra também exibirá os filmes sudaneses "Conversando sobre árvores", de Suhaib Gasmelbari; "Jamal", de Imbrahim Shaddad; "Tajouj", de Gadalla Gubara e "Impedimento em Cartum", de Marwa Zein. 

Além da reprodução dos longas, a II Baobácine terá atividades paralelas como o minicurso "O cinema e o espelho", que será ministrado pela cineasta Everlane Moraes no Museu do Barro de Caruaru, e a roda de conversa Cinema e Educação, que acontecerá no Teatro do Parque e terá participação de cineastas negros e da periferia da Região Metropolitana do Recife e de Caruaru. Na Feira Quilombar, expositores também estarão vendendo seus produtos durante a programação da Baobácine no Recife.

Produzida por mulheres negras de Pernambuco e Rio de Janeiro, a Baobácine tem como objetivo a descolonização do olhar e formação de plateias para o cinema africano.
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL