Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

ORGANIZAÇÃO

GAJOP comemora 4 décadas de atuação com lives e lançamento de documentário

Publicado em: 23/11/2021 08:39

Série de eventos formativos e celebrativos marcam a trajetória da organização durante suas
4 décadas de atuação. (Divulgação)
Série de eventos formativos e celebrativos marcam a trajetória da organização durante suas 4 décadas de atuação. (Divulgação)
O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) celebra, nesta semana, 40 anos de atuação pelos Direitos Humanos, especialmente de crianças e adolescentes. Nesta semana ocorre uma série de atividades internas e externas com mesas temáticas, lives e lançamentos para comemorar a atuação da instituição no estado. Nesta sexta-feira (26), o lançamento do documentário “Quando a morte veste farda”, no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), encerra as celebrações. O documentário retrata alguns dos casos emblemáticos de letalidade de jovens pela polícia que são acompanhados pela equipe de assessoria jurídica popular do GAJOP. As lives serão transmitidas nas redes sociais da organização.

“Com o passar dos anos, o GAJOP seguiu ampliando o seu campo de atuação. Conquistou o título de Centro de Defesa do Direitos da Criança e do Adolescente e foi reconhecido como grande referência nessa área, assim como, nos últimos anos, no monitoramento do Sistema Socioeducativo de Pernambuco e na política de segurança pública, na assessoria jurídica popular, no advocacy legislativo, na comunicação e educação para os direitos humanos”, disse a organização, por meio de comunicado. O GAJOP tem escritórios em 3 estados: Distrito Federal, Ceará e Pernambuco - local onde funciona a sede principal e, se articula nacional e internacionalmente com diversas organizações e redes que trabalham com a pauta dos direitos humanos. 


Programação
De acordo com a organização, serão realizadas duas lives temáticas, uma nesta terça-feira (23) e outra na quinta-feira (25), que serão transmitidas nas redes sociais da organização. Uma delas com a participação especial da escritora pernambucana Inaldete Pinheiro. 
Também será realizado o seminário “A atuação do GAJOP no Sistema Socioeducativo de Pernambuco” culminando na apresentação de um relatório geral de inspeções nas unidades de internação e um vídeo produzido pelo GAJOP com o apoio da Organização Mundial Contra Tortura (OMCT).

Documentário
O lançamento do documentário “Quando a morte veste farda” ocorre na sexta-feira (26), no auditório do Ministério Público de Pernambuco. O material foi produzido pelo GAJOP em parceria com o Marco Zero Conteúdo e retrata alguns dos casos emblemáticos de letalidade de jovens pela polícia que são acompanhados pela equipe de assessoria jurídica popular do GAJOP. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Grupo Diario de Pernambuco