Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

EMPREENDEDORISMO NEGRO

Fundo Baobá lança edital de apoio ao empreendedorismo negro no ramo da alimentação do Grande Recife

Publicado em: 18/11/2021 15:20

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Para as pessoas negras que empreendem, o ramo alimentício está entre as 10 áreas de maior presença no mercado. Entretanto, com a crise econômica agravada pela pandemia do Covid-19, muitos pontos de venda fixos foram impactados negativamente, em especial, os negócios cujos donos eram mulheres.

Pensando em contribuir na recuperação econômica desses negócios e promover aos empreendedores e empreendedoras negros(as) a ampliação de suas capacidades de planejar, fazer gestão, inovar, ampliar ou estabelecer uma infraestrutura mínima para sustentabilidade do seu negócio, o Fundo Baobá para Equidade Racial, com o apoio da General Mills, empresa global de alimentos dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs no país, promove o edital Negros, Negócios e Alimentação, uma iniciativa que vai apoiar 12 empreendimentos negros do ramo da alimentação de consumo imediato, formalmente instalados há 2 anos ou mais na Região Metropolitana de Recife. O edital contempla microempresas, microempresas individuais e empresas de pequeno porte.As(os) empreendedoras(os) selecionadas(os) receberão um aporte financeiro de R$ 30.000

(trinta mil reais), além de assessoria e suporte técnico, e terão nove meses para executar os seus projetos  e apresentar a prestação de contas final.

Serão priorizadas propostas que envolvam negócios negros situados em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, dado que essas cidades concentram 90% dos negócios deste setor. Também serão propostas apresentadas por mulheres negras cis ou trans e de empreendedores(as) negros(as) que nunca foram apoiados(as) pelo Fundo Baobá para Equidade Racial.

O objetivo da General Mills no apoio ao projeto é criar condições para que os empreendedores escolhidos conheçam a fundo os seus negócios e as suas capacidades a fim de gerar um impacto positivo em toda a comunidade, a partir da expansão dos seus empreendimentos e para que sejam, num futuro próximo, geradores de novos empregos por meio da ampliação dos serviços, aumento das vendas e crescimento de antigas e novas relações de negócios. Além disso, com a iniciativa, a empresa tem o intuito de fortalecer e ampliar a sua jornada de diversidade e inclusão étnico-racial no Brasil. 

Inscrições
As inscrições para o edital Negros, Negócios e Alimentação estarão disponíveis a partir do dia 18 de novembro e vão até 15 de dezembro. Para entender melhor os critérios de elegibilidade do programa e se inscrever, basta acessar o edital através deste link.

Vale lembrar que o processo de seleção contará com três etapas eliminatórias. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2022, no site oficial do Fundo Baobá (baoba.org.br). 

Realizadores
Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Orientado pelos princípios de ética, transparência e gestão, mobiliza recursos financeiros e humanos, dentro e fora do país, e investe em iniciativas da sociedade civil negra para o enfrentamento ao racismo e promoção da justiça social.

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997. Em novembro de 2020, assumiu publicamente o compromisso de ser um instrumento importante de mudança promovendo iniciativas práticas para equidade racial. Ao reconhecer que o racismo deixa marcas todos os dias em diversas sociedades, há séculos, a empresa se mobiliza e busca contribuir para os avanços em políticas de inclusão e, sobretudo, de preservação da vida de pessoas negras.

Serviço
Lançamento do edital Negros, Negócios e Alimentação
Período: 18 de novembro a 15 de dezembro
Público-alvo: empreendedoras(es) negras(os) da área de alimentação de pronto consumo da região metropolitana do recife com registro formal até 2019.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco