Diario de Pernambuco
Busca

EMPREENDEDORISMO NEGRO

Fundo Baobá lança edital de apoio ao empreendedorismo negro no ramo da alimentação do Grande Recife

Publicado em: 18/11/2021 15:20

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Para as pessoas negras que empreendem, o ramo alimentício está entre as 10 áreas de maior presença no mercado. Entretanto, com a crise econômica agravada pela pandemia do Covid-19, muitos pontos de venda fixos foram impactados negativamente, em especial, os negócios cujos donos eram mulheres.

Pensando em contribuir na recuperação econômica desses negócios e promover aos empreendedores e empreendedoras negros(as) a ampliação de suas capacidades de planejar, fazer gestão, inovar, ampliar ou estabelecer uma infraestrutura mínima para sustentabilidade do seu negócio, o Fundo Baobá para Equidade Racial, com o apoio da General Mills, empresa global de alimentos dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs no país, promove o edital Negros, Negócios e Alimentação, uma iniciativa que vai apoiar 12 empreendimentos negros do ramo da alimentação de consumo imediato, formalmente instalados há 2 anos ou mais na Região Metropolitana de Recife. O edital contempla microempresas, microempresas individuais e empresas de pequeno porte.As(os) empreendedoras(os) selecionadas(os) receberão um aporte financeiro de R$ 30.000

(trinta mil reais), além de assessoria e suporte técnico, e terão nove meses para executar os seus projetos  e apresentar a prestação de contas final.

Serão priorizadas propostas que envolvam negócios negros situados em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, dado que essas cidades concentram 90% dos negócios deste setor. Também serão propostas apresentadas por mulheres negras cis ou trans e de empreendedores(as) negros(as) que nunca foram apoiados(as) pelo Fundo Baobá para Equidade Racial.

O objetivo da General Mills no apoio ao projeto é criar condições para que os empreendedores escolhidos conheçam a fundo os seus negócios e as suas capacidades a fim de gerar um impacto positivo em toda a comunidade, a partir da expansão dos seus empreendimentos e para que sejam, num futuro próximo, geradores de novos empregos por meio da ampliação dos serviços, aumento das vendas e crescimento de antigas e novas relações de negócios. Além disso, com a iniciativa, a empresa tem o intuito de fortalecer e ampliar a sua jornada de diversidade e inclusão étnico-racial no Brasil. 

Inscrições
As inscrições para o edital Negros, Negócios e Alimentação estarão disponíveis a partir do dia 18 de novembro e vão até 15 de dezembro. Para entender melhor os critérios de elegibilidade do programa e se inscrever, basta acessar o edital através deste link.

Vale lembrar que o processo de seleção contará com três etapas eliminatórias. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2022, no site oficial do Fundo Baobá (baoba.org.br). 

Realizadores
Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Orientado pelos princípios de ética, transparência e gestão, mobiliza recursos financeiros e humanos, dentro e fora do país, e investe em iniciativas da sociedade civil negra para o enfrentamento ao racismo e promoção da justiça social.

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997. Em novembro de 2020, assumiu publicamente o compromisso de ser um instrumento importante de mudança promovendo iniciativas práticas para equidade racial. Ao reconhecer que o racismo deixa marcas todos os dias em diversas sociedades, há séculos, a empresa se mobiliza e busca contribuir para os avanços em políticas de inclusão e, sobretudo, de preservação da vida de pessoas negras.

Serviço
Lançamento do edital Negros, Negócios e Alimentação
Período: 18 de novembro a 15 de dezembro
Público-alvo: empreendedoras(es) negras(os) da área de alimentação de pronto consumo da região metropolitana do recife com registro formal até 2019.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL