Diario de Pernambuco
Busca

ENEM 2021

Mais de 200 mil pernambucanos fazem o Enem 2021

Publicado em: 20/11/2021 08:00 | Atualizado em: 19/11/2021 17:49

Da Redação, com Agência Brasil

 

Esperando o comparecimento de um grande número de participantes em Pernambuco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Governo do Estado se mobiliza para facilitar os serviços para os 226.817 estudantes, distribuídos em 820 locais de prova e 84 municípios. O primeiro dia Enem será realizado neste domingo (21), das 13h30 às 19h. O Exame será aplicado para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país, tanto na versão impressa quanto na versão digital.

 

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.

 

Conhecer as provas de redação anteriores pode ajudar os candidatos, segundo o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão. “Os temas de redação geralmente são cíclicos. Ou vão trazer questões de inclusão ou questões sobre cidadania e ética. Podem falar de comportamento, de sociedade da informação, esses temas macros sempre são previstos pensando numa realidade brasileira”. 

 

Como os candidatos precisam, além de ter um conhecimento mínimo sobre o assunto, fazer uma proposta de intervenção, a dica é buscar referências que ajudem a embasar o texto. Podem ser músicas, filmes, livros, notícias e documentos como a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. “Fazer grupo de estudo, compartilhar com colegas o que cada um andou lendo, ver os principais temas, escrever. Pegar alguns temas e refazer a redação, não só para treinar a parte cognitiva, mas para treinar o tempo”. 

 

No dia da prova, de acordo com o professor, o ideal é reservar uma hora para fazer a redação. Isso pode ser feito logo no começo, quando o candidato está mais descansado. A dica é antes mesmo de ler os textos de apoio, ver, no final do enunciado, qual é o tema da redação. Assim, quando o estudante ler os textos de apoio, já saberá sobre o que precisará escrever e poderá destacar elementos que o ajudem na produção do próprio texto.  

  

Trânsito

 

Para garantir uma locomoção rápida e de qualidade para os estudantes, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), montou um esquema especial de trânsito para os dias das provas. Um efetivo de agentes de trânsito foi destacado para atuar nos principais corredores viários com fiscalização e orientação de trânsito e, assim, evitar retenções, já que se espera um maior número de veículos nas ruas.

 

Além do efetivo nas vias, o monitoramento também é realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o fluxo de pessoas e veículos com o auxílio das câmeras de videomonitoramento.

 

A CTTU lembra que os condutores não devem estacionar em local proibido porque isso pode dificultar a mobilidade dos cidadãos a caminho da prova, além de colocar pedestres em risco. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave.

 

A CTTU ressalta que a população pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24h no número 0800.081.1078.

 

Ônibus

 

O Grande Recife Consórcio de Transporte vai dar um reforço na operação de 22 linhas. Juntas, estas linhas terão à disposição 104 ônibus que, juntos, farão 999 viagens ao longo do dia. Ou seja, 23 veículos e 177 viagens a mais que em domingos normais.

 

Confira as linhas que terão reforço:

 

020 – Candeias/TI Tancredo Neves

032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)

061 – Piedade

346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)

440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem

860 – TI Xambá (Príncipe)

1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)

522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)

202 – Barro Macaxeira (Várzea)

640 – Guabiraba/Derby (Joana Bezerra)

2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá

2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

2920 – TI Rio Doce/CDU

181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco

121 – Vila da Sudene

162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco

163 – TI Cajueiro Seco (Circular)

164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco

166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)

168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)

198 – Ipojuca/TI Cabo

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações. 

 

Segurança

 

Para garantir a legitimidade da prova, a Polícia Militar de Pernambuco contará com 4247 lançamentos na Operação, que serão distribuídos em 83 municípios do Estado, mais o Distrito de Fernando de Noronha, nos 820 locais de aplicação, um aumento de aproximadamente 40% em relação ao Enem 2020.  Os policiais militares estarão em rondas com o policiamento motorizado e no patrulhamento na modalidade a pé.

 

Em coletiva à imprensa realizada na manhã da última quinta-feira (18/11), no Quartel do Comando Geral, a Operação Enem 2021 foi apresentada. Segundo o diretor adjunto de planejamento operacional da PMPE, Coronel Alexandre Tavares, a estratégia busca garantir a segurança para todos os estudantes. "Esse aporte de policiamento voltado para o exame amplia a segurança pública para a realização do Enem 2021 e também dá uma solidificação no nosso policiamento, para que possa prestar uma qualidade de serviço melhor", disse.

 

Toda a ação será monitorada através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) que estará observando o que acontece nos locais de prova e nas vias que dão acesso a esses prédios. Vários órgãos estão envolvidos nesse processo, como as operativas da Secretaria de Defesa Social, os Correios, entre outros.

 

Ciclofaixa

 

Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife não estará em funcionamento nos dias de prova, da mesma forma também não haverá interdição do trânsito no Segundo Jardim, em Boa Viagem. A inciativa tem como objetivo facilitar o transporte dos vestibulandos aos seus locais de prova.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL