Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OAB PE

Candidato à presidência da OAB-PE, Almir Reis propõe maior diversidade na instituição

Publicado em: 14/11/2021 10:48

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Disposto a trazer mudanças significativas e mais representatividade para a advocacia local, Almir Reis, advogado previdenciarista, 35 anos, é candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), ao lado de Fernanda Resende, candidata à vice. Sua chapa, Renova OAB, faz parte da oposição que tenta desbancar o grupo de advogados que está há 15 anos à frente da entidade de classe.

Apelidado de “aventureiro” no início da candidatura por ainda ser jovem, Almir Reis, que é ex-presidente da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV), já percorreu o Estado para ouvir as principais demandas do mundo jurídico e fortalecer seu nome em diversos segmentos do eleitorado. Reis diz estar preparado e demonstra confiança para a disputa da eleição, que acontecerá no dia 16 de novembro.

“As pesquisas apontam que a gente tem uma pequena vantagem sobre o adversário. Essa foi uma caminhada limpa, bonita e propositiva, na qual andamos por mais de 130 cidades, visitamos mais de 7 mil colegas e mais de 400 escritórios, então estamos prontos e legitimados pela advocacia pernambucana para começarmos a gestão a partir do ano que vem”, declara.

Como opositor, ele se apoia na máxima que diz não existir democracia sem alternância no poder. “São os mesmos grupos, as mesmas pessoas fazendo rodízios das cadeiras, ao longo dos últimos cinco mandatos foi desse jeito. Agora chegou o momento de oxigenar a instituição, de colocar na gestão os jovens, as mulheres, os interioranos, para que a gente possa ter uma gestão realmente antenada com os anseios das advocacias militantes”, pontua o candidato.

Propostas

Durante as visitas às diversas cidades do Estado, muitas propostas da chapa Renova OAB para a categoria foram elaboradas, como: a redução da anuidade, a maior presença da instituição no interior e o aumento da representatividade em todos os segmentos da advocacia, que são as principais questões que norteiam a campanha. 

“A palavra chave é representatividade. As mulheres advogadas e a advocacia negra estão tendo a maior representatividade da história na composição da nossa chapa. Estamos garantindo paridade de gênero e nos comprometemos para reparar os erros históricos da nossa sociedade. O interior também está bem representado na nossa chapa, então estamos focados em incluir e dar voz a todos”, expressa Reis.

Outro ponto de grande foco é a inadimplência na Ordem. Para combater a situação, o grupo de oposição pretende copiar modelos que deram certo em outros lugares, com o objetivo de investir na capacidade contributiva dos advogados e diminuir o valor da anuidade através de condições específicas. “Quem ganha menos, vai passar a pagar menos a partir do ano que vem. Além disso, o advogado que investir nas ofertas de qualificação gratuita também terá redução na anuidade, que pode chegar até 50% menos do valor atual”, destaca.

De acordo com Almir Reis, seu grupo está mais do que preparado para dirigir a OAB pelos próximos três anos, por ser “o mais plural, mais democrático, que está melhor conectado com a advocacia militante, e que tem muita experiência para fazer a diferença”, ressalta. O advogado previdenciarista destaca ainda alguns dos maiores apoiadores da chapa Renova OAB, como Renato Saraiva e Flávia Santiago Lima.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco