Diario de Pernambuco
Busca

RELIGIÃO

Caminhada dos Terreiros percorre o Centro do Recife nesta quarta

Publicado em: 03/11/2021 09:48 | Atualizado em: 03/11/2021 10:15

Este ano a programação toma conta das ruas do Centro do Recife, a partir das 14h, e pede respeito para seguidores de religiões de matriz africana. (Mariana Moraes/Arquivo DP)
Este ano a programação toma conta das ruas do Centro do Recife, a partir das 14h, e pede respeito para seguidores de religiões de matriz africana. (Mariana Moraes/Arquivo DP)
O tradicional cortejo das religiões de matriz africana, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, chega à sua 15ª edição nesta quarta-feira (3). Nesta edição, o tema da Caminhada será “Sou uma, mas não sou só”, convocando à comunhão entre os povos de diferentes gêneros, cores e crenças e à mobilização contra o racismo e a intolerância religiosa. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no Centro do Recife fazendo bloqueios itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público, no trajeto do Marco Zero até o Pátio de São Pedro, a partir das 14h, para a celebração. 

O cortejo é promovido pela Rede de Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco (RACTPE). "É um ano atipico e diferente, mas nós enfrentamos a pandemia e estamos aqui dizendo não ao racismo e a discriminação religiosa", afirmou uma liderença religiosa da RACTPE, em vídeo divulgado nas redes sociais na manhã de hoje. O uso de máscara é incentivado pelos organizadores do evento.

Esquema especial de trânsito
A programação começa às 14h, com concentração no Marco Zero, com um breve momento de falas de lideranças religiosas e homenagens e celebração com cânticos e danças para todos os orixás. A saída do cortejo está prevista para às 16h. A Caminhada, que celebra a força de religiões ancestrais do povo negro, matrizes culturais e sociais brasileiras, como o candomblé e a umbanda, seguirá pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto até o Pátio de São Pedro.

A CTTU recomenda que os cidadãos fiquem atentos à sinalização da via e à orientação dos agentes de trânsito no local. "É importante, também, observar o percurso de pedestres no local, tendo em vista que são os mais frágeis no trânsito e, por isso, têm prioridade".

[video1]
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL