Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Alunos da Rede Municipal do Recife participam de oficinas sobre mudanças climáticas no Cais do Sertão

Publicado em: 11/11/2021 09:15

Exibição desperta o pensamento a respeito da urgência da pauta da sustentabilidade do planeta com alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. (Foto: Paulo Melo)
Exibição desperta o pensamento a respeito da urgência da pauta da sustentabilidade do planeta com alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. (Foto: Paulo Melo)
Os alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife participam de oficinas sobre mudanças climáticas, até a próxima a sexta-feira (12), estudando sobre sustentabilidade e meio ambiente através da arte na exposição "17 ODS para um Mundo Melhor". A exibição acontece até o dia 26 na área externa do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação com a Toptrends, organizadora da mostra. A exposição já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

A CEO da Toptrends, Catherine Duvignau, explica a proposta da ação. "A exibição em si desperta o pensamento a respeito da urgência da pauta da sustentabilidade do planeta, além de democratizar a informação. É um convite a todos a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo”.

Cerca de 60 meninos e meninas de até 6 anos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Celeste Vidal, Creusa Arcoverde de Freitas Cavalcante e Sementinha Skylab, além da Creche Alcides Restelli Tedesco vão conferir de perto a mostra, que conta com esculturas feitas por artistas plásticos engajados em causas sociais inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - metas globais que integram a Agenda 2030 - pacto firmado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Na ocasião, o arte-educador Marcelo Bonfim também comanda um bate-papo com os estudantes sobre as questões climáticas, e trazendo dicas de atitudes simples que podem ajudar a melhorar o atual quadro, além de um momento de escuta das ideias dos pequenos. O assunto é o tema central da a 26ª Conferência das Partes da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece até esta sexta (12) em Glasgow, na Escócia, reunindo lideranças de todo o mundo para discutir ações contra a mudança global do clima.

Exposição
Integram a exposição obras de nomes como Maria Xilo, Fernanda Eva, Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Pomb, Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN.  A 17 ODS para um Mundo Melhor já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

O projeto concebido pela Toptrends, conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e patrocínio do grupo Colgate-Palmolive. No apoio local, estão a Empetur e a Prefeitura de Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco