° / °

Vida Urbana

Rua da Moeda, no Recife Antigo, tem clima de insegurança após brigas e arrastões

Publicado: 31/10/2021 às 18:38

/Reprodução

(Reprodução)

Brigas e arrastões tomaram conta da Rua da Moeda, popular entre os jovens por reunir vários bares no Recife Antigo, na noite do sábado (30). Conforme imagens que circulam nas redes sociais, era por volta das 20h30, quando uma briga, iniciada com arremesso de cadeiras, gerou uma agitação entre os jovens que se divertiam no local. Segundo donos de bares da região, essa é a quarta vez que uma situação semelhante ocorre na localidade, desde a volta do funcionamento de bares aos fins de semana (liberados em junho deste ano, devido às regras do Plano de Convivência com a Covid-19). Em nota, a Polícia Militar informou que o caso ocorreu por conta de “um evento privado que vem sendo realizado no Cais do Apolo, aglomerações estão se formando nos arredores” e que “Algumas brigas e tumultos foram registrados, mas logo contidos”.

Para o empresário Petrônio Valença, proprietário de um bar que funciona há 11 anos no local, a insegurança está num nível vergonhoso. "Eu sou empresário desde 1985, pago meus impostos, tenho meu direito de reclamar. Esse caso do vídeo aconteceu ontem, por volta das oito e meia, eles vieram roubar. Praticamente todos os dias de fim de semana marcam para fazer arrastão para roubar o povo", relata. O empresário contou que nas últimas quatro semanas de funcionamento do seu estabelecimento, vem percebendo a ocorrência dos casos de briga e arrastão no local.

No vídeo, é possível ver um grupo de jovens brigando. Segundo testemunhas, houve uma tentativa de assalto e uma das vítimas teria reagido, originando o arrastão. No vídeo, um rapaz é imobilizado no chão, enquanto outros dois homens o batem. Ao redor, diversas pessoas correm para todos os lugares e algumas pessoas destroem a mobília local, arremessando mesas e cadeiras.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, no local, equipes da Ciatur, que fazem a segurança da área, realizaram abordagens e intervenções no sentido de pacificar o ambiente, “além de prevenir possíveis ocorrências”. Segundo a PM, as imagens que circulam nas mídias sociais estão sendo analisadas para que “sejam devidamente identificados”. Em nota, a polícia ressaltou que ações integradas de segurança já estão em curso para “garantir aos frequentadores do Recife Antigo um local tranquilo, pacífico e ordeiro, como é uma tradição do bairro”.

Nas imagens também é possível ver que as orientações de distanciamento social e uso de máscara não são seguidas pelas pessoas que frequentam o local.
Mais de Vida Urbana