Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

IMUNIZAÇÃO

Recife começa a aplicar dose de reforço contra Covid-19 nos idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde

Publicado em: 01/10/2021 18:38

 (Foto: Arnaldo Sete/DP Foto)
Foto: Arnaldo Sete/DP Foto
A dose de reforço segue avançando no Recife. O prefeito João Campos anunciou a abertura do agendamento da terceira dose para dois grupos a partir das 20h desta sexta-feira (1º), com aplicação já a partir deste sábado (2). Os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde. Para receber a dose adicional, é necessário que as pessoas que estejam nos grupos contemplados tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais. Até o momento, 2.896 pessoas com mais de 60 anos e 41.117 profissionais da saúde estão aptos para a vacinação com a terceira dose. 

“A gente segue avançando na vacinação aqui no Recife. Com a chegada de novas doses, a gente abre dois grandes grupos para a dose de reforço. Todas as pessoas com 60 anos ou mais e todos os profissionais de saúde do Recife poderão ser vacinados. Lembrando que é necessário para tomar a dose de reforço ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. Cumprindo esses dois critérios, é possível fazer o agendamento a partir de hoje às 20h, e a vacinação já começa a partir de amanhã em todos os nossos centros”, anunciou João Campos. 

Assim como nas doses anteriores, é necessário realizar agendamento no site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Profissionais da saúde que tenham tomado as duas doses da vacina no Recife não precisam de nenhuma documentação comprobatória da profissão, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Como orienta o Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

A aplicação da dose de reforço, no Recife, teve início no dia 9 de setembro com a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência. Atualmente, também estão recebendo a dose adicional as pessoas a partir de 65 anos e pessoas imunossuprimidas. Nesse período, 20.805 pessoas desses grupos já foram vacinadas com a dose adicional.

A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Manhã na Clube: entrevistas com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau
Grupo Diario de Pernambuco