Diario de Pernambuco
Busca

PREVENÇÃO

Prefeitura do Recife realizará mutirão de prevenção das arboviroses no bairro do Alto Santa Terezinha

Publicado em: 22/10/2021 20:05

 (Foto: Daniel Tavares/Prefeitura do Recife)
Foto: Daniel Tavares/Prefeitura do Recife

Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife realizará o mutirão de prevenção das arboviroses no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital pernambucana. No sábado (23) e domingo (24), das 8h às 13h, 34 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) farão a inspeção de mil imóveis e pontos estratégicos na localidade.

Em cada dia, os asaces visitarão 500 imóveis. Os profissionais também inspecionarão 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito Aedes aegypti, dentro da comunidade. Nesses locais, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.

Na ocasião, os profissionais da Vigilância Ambiental contarão com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os agentes de combate às endemias, para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças.

Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

As áreas escolhidas para as ações do mutirão apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL