Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

Prefeitura do Recife pede opinião pública sobre a instalação de 108 novos relógios eletrônicos

Publicado em: 26/10/2021 10:40 | Atualizado em: 26/10/2021 18:12

 (Foto: PCR/Divulgação)
Foto: PCR/Divulgação


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPE/SDECTI), iniciou nesta terça-feira (26), a consulta pública da concessão dos novos relógios eletrônicos digitais. Os munícipes do Recife podem dar sugestões, críticas e opiniões a respeito do projeto utilizando formulário disponível no link:https://desenvolvimentoeconomico.recife.pe.gov.br/consulta-publica-relogios-eletronicos.


O objetivo é instalar 108 equipamentos que terão câmeras de videomonitoramento com capacidade de reconhecimento facial, medição da qualidade do ar e raios ultravioleta e internet wi-fi gratuita. Para realizar o projeto no Recife, será feito um investimento total que ultrapassa R$ 89 milhões, com concessão total mínima para o município a partir de R$ 2 milhões. Esse é o primeiro projeto do programa Recife Parcerias, lançado pelo prefeito João Campos em maio deste ano.

Para o secretário-executivo de Parcerias Estratégicas do Recife, Thiago Ribeiro, a consulta pública da concessão dos relógios eletrônicos será um momento importante para a população se pronunciar a respeito do projeto. “Esse é o primeiro projeto de concessão de longo prazo que o Recife lança em toda a sua história, inaugurando um novo front para captar grandes investimentos privados para a cidade, melhorando a infraestrutura do Recife. Queremos ouvir a opinião da população, dos potenciais investidores, e estaremos abertos a melhorar e ajustar o projeto a partir das contribuições recebidas”, afirma o gestor público. 

Esta concessão prevê a produção, instalação, manutenção e operação de 108 relógios eletrônicos digitais. Todos os equipamentos serão dotados de câmera de videomonitoramento com capacidade de realizar reconhecimento facial, fazer movimentos de 360 graus e zoom óptico de até 20 vezes. As imagens captadas pelas câmeras poderão auxiliar a Prefeitura na gestão do tráfego e mobilidade urbana, bem como na questão de preservação e segurança do patrimônio público. 

Cada relógio eletrônico também disponibilizará internet wi-fi gratuita, integrada com o Conecta Recife, oferecendo sinal em até 100 metros do ponto onde está instalado o equipamento. Em cada aparelho também serão exibidas informações de interesse público, bem como horário, temperatura, indicadores de qualidade do ar e de incidência de raios ultravioleta e demais dados. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL