Diario de Pernambuco
Busca

SOLTURA

Parque de Dois Irmão realiza soltura de jacarés-de-papo-amarelo

Publicado em: 22/10/2021 21:20

 (Foto: Semas/Divulgação)
Foto: Semas/Divulgação

A soltura de dois filhotes de jacaré de papo amarelo faz parte de um projeto de parceria entre UFRPE e o Parque de Dois Irmãos, que visa estudar e monitorar a espécie na natureza

O Parque Estadual de Dois Irmãos, equipamento administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), em parceria com o Espaço Ciência e o Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis – Liar, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizaram, durante a manhã desta sexta-feira (22), a soltura de filhotes de Jacaré-de-papo-amarelo chipados (Caiman latirostris).

A ação fez parte da programação em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que conta ainda com a vivência com anfíbios e répteis taxidermizados (empalhados) compondo uma exposição que se estenderá até domingo (24), no parque. A soltura dos jacarés foi transmitida em uma live pelas redes sociais do parque.

A coordenadora do projeto e pesquisadora da UFRPE, Josélia Correia, ressalta que a iniciativa visa entender melhor o desenvolvimento destes animais e se a população destes indivíduos está estável, em declínio ou em tendência de crescimento. Segundo a professora, o Liar objetiva, também, fazer análises da qualidade ambiental a partir do estudo dos jacarés, que são bioindicadores da qualidade ambiental.

“Os animais são marcados, medidos e soltos na área do parque para que a gente possa fazer o acompanhamento e monitoramento destas espécies. Podemos, também, a partir desses animais, por meio de amostras de tecido, de sangue e de escamas, avaliar a qualidade do meio ambiente, pois eles são bioindicadores da qualidade ambiental”, explica a professora Josélia.

“Estes animais foram crescendo, se desenvolvendo aqui e também sendo estudados. Eles já estão na idade adequada para serem soltos na natureza e, a partir de então, serem acompanhados”, afirmou Ivson Lima, biólogo do zoológico que apresentou a live para os internautas e seguidores das redes do parque.

Serviço
Funcionamento: de quarta a domingo, exceto feriados.
Horário: das 9h às 15h, com venda de ingressos até às 14h30.
Ingressos (3 mil unidades/dia): Entrada inteira – R$ 5,00 | Meia-entrada: R$ 2,50.
O acesso é gratuito para crianças com até 5 (cinco) anos de idade ou até 1 (um) metro de altura.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL