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TRANSPORTE

Ônibus para Abreu e Lima passa a operar com integração temporal no TI Macaxeira

Publicado em: 13/10/2021 11:02 | Atualizado em: 13/10/2021 11:04

 (Grande Recife Consórcio/Reprodução)
Grande Recife Consórcio/Reprodução
Os ônibus da linha 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira, começam a operar por meio da integração temporal no TI Macaxeira, na Zona Norte do Recife, a partir deste sábado (16), anunciou o Grande Recife Consórcio. De acordo com a empresa, os ônibus já integram o modelo no TI Abreu e Lima, que opera totalmente no sistema de integração temporal desde o mês de agosto. Com o sistema, o embarque dos usuários da linha neste terminal será pela porta da frente do coletivo com a validação do cartão VEM na catraca. Por ser uma interterminal, que circula entre terminais, o Consórcio explicou que inicia os testes para completar o ciclo da integração temporal dessas linhas com o segundo terminal.

A integração temporal permite a mudança de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma tarifa por até 2h, durante o deslocamento no mesmo sentido da viagem (ida ou volta). Para a empresa responsável pelos transportes, a vantagem do sistema está "na identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto", auxiliando o Consórcio no planejamento das linhas. "É importante lembrar que a integração acontece apenas com o registro do cartão VEM na catraca. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal".

A empresa ressaltou que o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, nos TIs Abreu e Lima e Macaxeira. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, desde que por meio das máquinas portáteis chamadas de P.O.S.

O sistema de integração temporal está implantado em 19 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2021, foram integrados os TIs Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DESCONTO INDEVIDO
Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.
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