Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OUTUBRO ROSA

Hospital da Mulher vai realizar mamografia, colocação de DIU, ações educativas e de beleza feminina neste Outubro Rosa

Publicado em: 01/10/2021 14:26

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
A diretora geral do Hospital da Mulher do Recife, Isabela Coutinho, apresentou nesta sexta-feira (1º), o cronograma das atividades e serviços do Outubro Rosa, da unidade. O mês é dedicado à conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. Como parte das ações, serão realizadas 360 mamografias por livre demanda. Se a mulher tem o cartão SUS do Recife e idade entre 50 e 69 anos (como preconiza o Ministério da Saúde), basta ela procurar Hospital da Mulher, a partir da próxima segunda-feira (4), pela manhã.

A novidade deste ano é que, além do exame de mamografia, será ofertada a colocação do DIU (dispositivo intrauterino), também por demanda espontânea. Ao todo, serão oferecidas 120 vagas para inserção de DIU, sendo 60 por livre demanda e 60 por meio da regulação do município. Completando a campanha do Outubro Rosa do Hospital, serão realizadas salas de espera (Aleitamento Materno, Nutrição, Serviço Social e Psicologia), além de atividades voltadas à autoestima feminina, como corte de cabelo e design de sobrancelhas (respeitando os protocolos de proteção contra a Covid 19).

Também serão entregues máscaras alusivas ao Outubro Rosa e distribuídos brindes e lanches para as participantes dos dois mutirões, tanto da mamografia como do DIU. Para lembrar a importância da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Hospital está todo decorado internamente e com uma iluminação rosa em sua área externa.

Cronograma:
Início da Mamografia e Colocação de DIU será na segunda-feira (4). As vagas serão disponibilizadas até o limite oferecido pela unidade, que são 360 para mamografia e 120 para inserção de DIU, sendo que 60 virão da regulação do município e os outros 60 por demanda espontânea.

Exames de Mamografia por livre demanda –
De segunda (4), a sexta-feira (8)
De quarta (13), a sexta-feira (15) 
De segunda (18), a sexta-feira (22)
De segunda (25), a sexta-feira (29)
Sendo 10 exames pela manhã e 10 à tarde – 20 ao todo diariamente.

Mutirão de Colocação de DIU  –
Datas: Todas as segundas-feiras de outubro, menos no dia 11.
Inserção de DIU também no dia 15 de outubro (sexta-feira).
Obs. A inserção de DIU vai até o mês de novembro, quando serão preenchidas todas as 120 vagas.

Critérios Mamografia:
- Cartão SUS do Recife
- Idade entre 50 e 69 anos

Critérios DIU:
- Cartão SUS do Recife
- Triagem feita pela Enfermagem do Hospital 

Mutirão de Mamografia – A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível começar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Mutirão de DIU – O objetivo é reduzir o número de mulheres que aguardam na fila de espera para a colocação do DIU, um dispositivo intrauterino que impede a gravidez.  O DIU de cobre, que será utilizado no mutirão tem duração de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher assim desejar.

Ainda como parte das ações do Outubro Rosa haverá aplicação do Implante Anticoncepcional, método contraceptivo que é introduzido sob a pele localizada na parte anterior do braço. O implante tem custo superior ao DIU convencional e será colocado em pacientes com condições desfavoráveis, como usuárias de drogas. Serão oito pacientes contempladas, a serem selecionadas pela regulação do município.

Salas de Espera: Orientação qualificada para pacientes e acompanhantes sobre prevenção de doenças e acessos a serviços do SUS.
- Do dia 1ª ao dia 29, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Aleitamento Materno – Tema: O papel da amamentação na proteção contra o câncer de mama
Nutrição – Tema: Câncer de Mama: prevenção através da alimentação
Serviço Social – Tema: Os direitos da mulher
Psicologia – Tema: E os seus pensamentos, vão bem!?

Corte de Cabelo e Design de Sobrancelhas - Dia 19 de outubro (terça-feira), o dia todo. Quatro voluntários estarão nesta atividade.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco