Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

OPORTUNIDADE

Escola de Sargentos formará novo polo de desenvolvimento, afirmam prefeitos da RMR

Publicado em: 22/10/2021 14:30 | Atualizado em: 22/10/2021 17:30

Segundo a segundo a Seplag, a nova Escola de Sargentos do Exército vai funcionar em uma área de 75km2, nas instalações do Centro  de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC). (Foto: Alepe
)
Segundo a segundo a Seplag, a nova Escola de Sargentos do Exército vai funcionar em uma área de 75km2, nas instalações do Centro  de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC). (Foto: Alepe )
Após o anúncio de que a Região Metropolitana do Recife sediará a nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro, numa área de aproximadamente 75 km quadrados entre os municípios do Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Araçoiaba, prefeitos das cidades contempladas ressaltaram que a instituição formará um novo pólo de desenvolvimento.

A sede foi definida por critérios técnicos e mediante o compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco de investir R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no entorno do local, que prevê concentrar cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares. A construção da escola, de responsabilidade do Exército, ainda terá o cronograma de obras definido.

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), celebrou o anúncio. “É uma grande notícia para nossa cidade. A implantação desse complexo do Exército aqui traz progresso não só para São Lourenço, mas para nossas cidades vizinhas como Camaragibe e Paudalho. Gostaria de parabenizar o governador Paulo Câmara por essa excelente conquista, uma vez que o Governo do Estado e toda equipe lutaram por mais de dois anos para que isso acontecesse. Estamos caminhando a passos largos para o desenvolvimento”, destacou.

A prefeitura de São Lourenço anunciou, por meio de nota, que o Governo do Estado irá doar para o Exército um terreno de mais de 150 hectares, que fica no entorno da Arena de Pernambuco, onde poderá ser construído o Centro de Logística.

“A Região Metropolitana do Recife ganha muito ao sediar a Escola de Sargentos de Carreira do Exército, que vai gerar benefícios indiretos para toda a região. O Recife se coloca à disposição do Governo de Pernambuco para oferecer todo o suporte e apoio necessários ao empreendimento, que vai acolher mais de dois mil jovens com investimentos da ordem de R$ 1.5 bilhão”, afirmou, por meio de nota, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o investimento do estado  será para a execução de obras de abastecimento de água, saneamento, mobilidade, vias de acesso, internet.

O prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa (DEM), ressaltou que a chegada da instituição alavancará o comércio e o turismo na cidade. “A escola vem para a nossa região para transformar, principalmente o município de Araçoiaba, que tem poucos recursos e não possui indústria, e que vive do comércio local e do poder público. A perspectiva é um aumento no comércio e no turismo, e consequentemente, oportunidades para as pessoas. Para isso, estamos começando os cursos de capacitação profissional, tanto visando esse investimento quanto para atrair empregos para nossa cidade.”

A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), ressaltou que a escola não será instalada no município, mas que beneficiará a cidade. “Do ponto de vista físico, a ESA não será instalada em Camaragibe. Entretanto, nosso município, além de fazer limite com a área, é uma rota importante de acesso ao complexo. Os camaragibenses comemoram a chegada da Escola de Sargentos de Carreira porque sabem que Pernambuco ganha com a iniciativa e, consequentemente, nossa cidade será beneficiada com obras de infraestrutura e demais possibilidades de avanços nesse sentido. Camaragibe faz parte do polo de desenvolvimento viabilizado com a chegada da ESA e a gestão tem o compromisso de propiciar condições de atendimento com um grande arcabouço de serviços e comércio, prontos para receber as pessoas”, informou.

O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSL), também ressaltou os impactos da construção para a economia da cidade. “Vamos receber um dos mais importantes centros de formação militar da América Latina. Um investimento bilionário que trará novos ares para a economia de nossa região. Serão milhares de oportunidades de emprego criadas, gerando renda, fomentando o comércio e trazendo mais desenvolvimento”.

Comunicado oficial
Durante o anúncio, feito no início da noite da quinta-feira (21), o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira explicou ao governador Paulo Câmara (PSB) que a decisão considerou critérios técnicos e levou em conta o conjunto de investimentos do Governo do Estado.

“Por quase dois anos, foi realizado acurado trabalho que analisou possíveis locais em todo o território nacional, sendo pautado por aspectos eminentemente técnicos. Como resultado, três guarnições foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso. Ao término desse processo, ouvido o Alto Comando do Exército, a cidade selecionada para sediar a nova escola é Recife-PE”, afirmou o general, por meio de ofício.

“Quero agradecer ao comandante Paulo Sérgio Nogueira e ao seu Estado Maior pelo profissionalismo de todo o processo, assim como o empenho de todo o nosso time e da bancada pernambucana no Congresso Nacional, que muito contribuiu para mais essa vitória”, destacou o governador Paulo Câmara, na ocasião.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Grupo Diario de Pernambuco