Diario de Pernambuco
Busca

OPORTUNIDADE

Escola de Sargentos formará novo polo de desenvolvimento, afirmam prefeitos da RMR

Publicado em: 22/10/2021 14:30 | Atualizado em: 22/10/2021 17:30

Segundo a segundo a Seplag, a nova Escola de Sargentos do Exército vai funcionar em uma área de 75km2, nas instalações do Centro  de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC). (Foto: Alepe
)
Segundo a segundo a Seplag, a nova Escola de Sargentos do Exército vai funcionar em uma área de 75km2, nas instalações do Centro  de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC). (Foto: Alepe )
Após o anúncio de que a Região Metropolitana do Recife sediará a nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro, numa área de aproximadamente 75 km quadrados entre os municípios do Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Araçoiaba, prefeitos das cidades contempladas ressaltaram que a instituição formará um novo pólo de desenvolvimento.

A sede foi definida por critérios técnicos e mediante o compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco de investir R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no entorno do local, que prevê concentrar cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares. A construção da escola, de responsabilidade do Exército, ainda terá o cronograma de obras definido.

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), celebrou o anúncio. “É uma grande notícia para nossa cidade. A implantação desse complexo do Exército aqui traz progresso não só para São Lourenço, mas para nossas cidades vizinhas como Camaragibe e Paudalho. Gostaria de parabenizar o governador Paulo Câmara por essa excelente conquista, uma vez que o Governo do Estado e toda equipe lutaram por mais de dois anos para que isso acontecesse. Estamos caminhando a passos largos para o desenvolvimento”, destacou.

A prefeitura de São Lourenço anunciou, por meio de nota, que o Governo do Estado irá doar para o Exército um terreno de mais de 150 hectares, que fica no entorno da Arena de Pernambuco, onde poderá ser construído o Centro de Logística.

“A Região Metropolitana do Recife ganha muito ao sediar a Escola de Sargentos de Carreira do Exército, que vai gerar benefícios indiretos para toda a região. O Recife se coloca à disposição do Governo de Pernambuco para oferecer todo o suporte e apoio necessários ao empreendimento, que vai acolher mais de dois mil jovens com investimentos da ordem de R$ 1.5 bilhão”, afirmou, por meio de nota, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o investimento do estado  será para a execução de obras de abastecimento de água, saneamento, mobilidade, vias de acesso, internet.

O prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa (DEM), ressaltou que a chegada da instituição alavancará o comércio e o turismo na cidade. “A escola vem para a nossa região para transformar, principalmente o município de Araçoiaba, que tem poucos recursos e não possui indústria, e que vive do comércio local e do poder público. A perspectiva é um aumento no comércio e no turismo, e consequentemente, oportunidades para as pessoas. Para isso, estamos começando os cursos de capacitação profissional, tanto visando esse investimento quanto para atrair empregos para nossa cidade.”

A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), ressaltou que a escola não será instalada no município, mas que beneficiará a cidade. “Do ponto de vista físico, a ESA não será instalada em Camaragibe. Entretanto, nosso município, além de fazer limite com a área, é uma rota importante de acesso ao complexo. Os camaragibenses comemoram a chegada da Escola de Sargentos de Carreira porque sabem que Pernambuco ganha com a iniciativa e, consequentemente, nossa cidade será beneficiada com obras de infraestrutura e demais possibilidades de avanços nesse sentido. Camaragibe faz parte do polo de desenvolvimento viabilizado com a chegada da ESA e a gestão tem o compromisso de propiciar condições de atendimento com um grande arcabouço de serviços e comércio, prontos para receber as pessoas”, informou.

O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSL), também ressaltou os impactos da construção para a economia da cidade. “Vamos receber um dos mais importantes centros de formação militar da América Latina. Um investimento bilionário que trará novos ares para a economia de nossa região. Serão milhares de oportunidades de emprego criadas, gerando renda, fomentando o comércio e trazendo mais desenvolvimento”.

Comunicado oficial
Durante o anúncio, feito no início da noite da quinta-feira (21), o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira explicou ao governador Paulo Câmara (PSB) que a decisão considerou critérios técnicos e levou em conta o conjunto de investimentos do Governo do Estado.

“Por quase dois anos, foi realizado acurado trabalho que analisou possíveis locais em todo o território nacional, sendo pautado por aspectos eminentemente técnicos. Como resultado, três guarnições foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso. Ao término desse processo, ouvido o Alto Comando do Exército, a cidade selecionada para sediar a nova escola é Recife-PE”, afirmou o general, por meio de ofício.

“Quero agradecer ao comandante Paulo Sérgio Nogueira e ao seu Estado Maior pelo profissionalismo de todo o processo, assim como o empenho de todo o nosso time e da bancada pernambucana no Congresso Nacional, que muito contribuiu para mais essa vitória”, destacou o governador Paulo Câmara, na ocasião.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL