Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

AÇÕES

Detran realiza atividades de conscientização no trânsito para crianças

Publicado em: 11/10/2021 16:25

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza, a partir desta terça-feira (12), uma série de atividades educativas voltadas ao Dia das Crianças. A abertura da programação acontecerá às 9h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Desenvolvida pela Coordenação de Educação do Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, a Semana da Criança 2021, ainda contará com ações em escolas do Recife. De acordo com o órgão estadual, as atividades serão voltadas a mostrar o risco de beber e dirigir, além de outras orientações educativas.

No Parque Dona Lindu, técnicos da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco (EPT/PE) levarão atividades lúdicas, bem como será montado um circuito com carrinhos elétricos e disponibilizado óculos que simulam os efeitos do álcool. Acompanhados por agentes de trânsito, as crianças vão guiar os veículos sem os óculos e logo depois utilizando os equipamentos, "para que percebam que bebida e direção não combinam".

Além disso, haverá orientação para que as crianças não aceitem carona com condutor que bebe e dirige, e também para alertar os próprios pais sobre o perigo de fazer tal mistura. No dia, haverá distribuição de revistas infantis com dicas sobre trânsito. "Queremos que elas ajam como multiplicadores, que influenciem os adultos a adotarem a postura correta", diz o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles. 

Na quarta-feira (13), a ação será na Escola Mundo Pontual, no bairro da Imbiribeira, das 8h às 12h. Na quinta-feira (14), será a vez da Escola Geração Ativa, no Cordeiro, das 10h às 12h. Nas unidades escolares, haverá palestras abordando questões ligadas a segurança do trânsito, prevenção de acidentes e respeito a pedestres, ciclistas e motociclistas. Também será feita distribuição de brindes com os estudantes. A atividade é voltada para alunos do ensino fundamental.

Para encerrar as atividades da Semana da Criança 2021, um novo evento ocorrerá no Parque Dona Lindu, com blitz educativa, focada no transporte seguro de crianças, com o uso da cadeirinha. A ação será no sábado (16), a partir das 9h, no formato drive-in. Na ocasião, está programada uma orientação sobre as modalidades de cadeirinhas, formas seguras de fixar nos veículos e os tipos apropriados para cada idade. Também serão distribuídas garrafinhas, squeezes e sacolinhas de lixo para veículos. O encerramento contará com a participação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), de 2019, apontam que mais de uma criança morre por dia no Brasil. Dessas, 40% eram ocupantes de veículos automotores. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre as cinco principais causas de mortes no trânsito, está a mistura de álcool e direção.   

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco