Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SAÚDE

Campanha Outubro Rosa alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Publicado em: 01/10/2021 09:50

 (Foto: Paulo Paiva/DP)
Foto: Paulo Paiva/DP
O diagnóstico precoce é um fator importante para o sucesso no tratamento do câncer de mama. Para que isso seja possível, é necessário atenção à realização anual da mamografia, exame de imagem capaz de identificar os nódulos nas mamas antes de serem palpáveis, ou seja, no estágio inicial da doença. Com esse objetivo, a campanha mundial Outubro Rosa completa mais um ano. 

No Recife, o Hospital de Câncer de Pernambuco realiza mamografias gratuitas durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. Para fazer a avaliação a mulher precisa ter 40 anos ou mais e não ter feito o último exame em menos de um ano. Basta acessar o site www.hcp.org.br/outubrorosa, realizar o cadastro e escolher o dia e horário disponível. Na data marcada, a paciente deve se encaminhar ao setor de raio-x do hospital com os documentos de identificação originais em mãos.

“É muito importante que a mulher faça sua mamografia. Quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de alcançar a cura”, informou o superintendente geral do HCP, Hélio Fonsêca.

Apesar de pouco mencionado, os homens também podem ter câncer de mama, representando cerca de 1% de todos os casos diagnosticados da doença. Por ser raro, o exame de rastreio, a exemplo da mamografia, não é indicado para esse público, por isso é importante que os homens procurem um médico ao identificar qualquer alteração nas mamas.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco