Diario de Pernambuco
Busca

CENTENÁRIO

Auditoria Militar do Recife comemora Centenário da 1ª Instância da Justiça Militar da União

Publicado em: 08/10/2021 20:23 | Atualizado em: 08/10/2021 21:11

 (Foto: Assessoria de comunicação social do Superior Tribunal Militar)
Foto: Assessoria de comunicação social do Superior Tribunal Militar

Em comemoração aos 100 anos das Circunscrições Judiciárias Militares (CJM), a Auditoria da 7ª CJM realizou, nesta sexta-feira (8), uma solenidade na sede da Auditoria, no Bairro do Recife.

A Primeira Instância da Justiça Militar da União (JMU) é composta por 12 CJM que se dividem em 19 auditorias espalhadas pelo território nacional. Em 2020, essa Primeira Instância completou o seu primeiro centenário e, em razão da pandemia, as comemorações alusivas à data passaram para 2021.

Em seu discurso, o ministro do Superior Tribunal Militar, general de Exército Marco Antônio de Farias, destacou a importância dos serviços da Justiça Militar. "Integrando os atos solenes e festivos do centenário, descortina-se a grandiosa história da nossa Justiça Militar, indutora de significativo trabalho prestado à sociedade, de cujos efeitos constatam-se respeitável homogeneização jurídica decorrente de consagrada jurisprudência acerca da matéria penal militar. É o que nos conta a rica evolução das Auditorias, desde sua criação, em 1920, com a instituição do Código de Organização Judiciária e Processo Militar".

Estiveram presentes na cerimônia autoridades como o general de Exército Richard Fernandez Nunes, comandante Militar do Nordeste; o juiz federal da Justiça Militar, Antônio Jorge da Silva; e a diretora do Foro da 11ª Circunscrição Judiciária Militar em Brasília, Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.

Também fizeram parte da programação a edição do livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, de autoria de Maria Juvani Lima Borges e Luciana Lopes Humig, e uma exposição virtual que trata dos 100 anos das Auditorias e vídeos alusivos à data.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL