Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CENTENÁRIO

Auditoria Militar do Recife comemora Centenário da 1ª Instância da Justiça Militar da União

Publicado em: 08/10/2021 20:23 | Atualizado em: 08/10/2021 21:11

 (Foto: Assessoria de comunicação social do Superior Tribunal Militar)
Foto: Assessoria de comunicação social do Superior Tribunal Militar

Em comemoração aos 100 anos das Circunscrições Judiciárias Militares (CJM), a Auditoria da 7ª CJM realizou, nesta sexta-feira (8), uma solenidade na sede da Auditoria, no Bairro do Recife.

A Primeira Instância da Justiça Militar da União (JMU) é composta por 12 CJM que se dividem em 19 auditorias espalhadas pelo território nacional. Em 2020, essa Primeira Instância completou o seu primeiro centenário e, em razão da pandemia, as comemorações alusivas à data passaram para 2021.

Em seu discurso, o ministro do Superior Tribunal Militar, general de Exército Marco Antônio de Farias, destacou a importância dos serviços da Justiça Militar. "Integrando os atos solenes e festivos do centenário, descortina-se a grandiosa história da nossa Justiça Militar, indutora de significativo trabalho prestado à sociedade, de cujos efeitos constatam-se respeitável homogeneização jurídica decorrente de consagrada jurisprudência acerca da matéria penal militar. É o que nos conta a rica evolução das Auditorias, desde sua criação, em 1920, com a instituição do Código de Organização Judiciária e Processo Militar".

Estiveram presentes na cerimônia autoridades como o general de Exército Richard Fernandez Nunes, comandante Militar do Nordeste; o juiz federal da Justiça Militar, Antônio Jorge da Silva; e a diretora do Foro da 11ª Circunscrição Judiciária Militar em Brasília, Flávia Ximenes Aguiar de Sousa.

Também fizeram parte da programação a edição do livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, de autoria de Maria Juvani Lima Borges e Luciana Lopes Humig, e uma exposição virtual que trata dos 100 anos das Auditorias e vídeos alusivos à data.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório no Rio
Manhã na Clube: entrevistas com o vereador Romero Jatobá (PSB), dr. Sérgio Paulo e Jaqueline Araújo
CPI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Raul Henry, Gustavo Frigieiri e Vânia Besse
Grupo Diario de Pernambuco