Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

VACINAÇÃO BÁSICA

Após baixa imunização, crianças e adolescentes são convocados para tomar vacinas do calendário básico

Publicado em: 04/10/2021 10:20

A campanha de atualização vai até o dia 29/10, com o Dia D de mobilização em 16/10.   (Miva Filho/SES-PE)
A campanha de atualização vai até o dia 29/10, com o Dia D de mobilização em 16/10. (Miva Filho/SES-PE)
Os 184 municípios que compõem Pernambuco foram convocados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), para promover a atualização vacinal de crianças e adolescentes com vacinas do calendário básico (como poliomielite, pentavalente, tríplice viral, meningocócica e hepatites). De acordo com a secretaria, o estado ainda não atingiu a meta de cobertura mínima para as vacinas indicadas para proteção de menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Nessas faixas etárias é indicada a aplicação de imunobiológicos que já fazem parte do calendário de rotina nos postos de saúde de todo o país. Para a ação, foram distribuídas cerca de 1,3 milhões de doses de vacinas para os municípios, além de mais de 1,6 milhões de seringas de aplicação. A campanha de atualização vai até o dia 29 deste mês, em mais 2,4 mil salas de vacinação.

“Estamos ofertando a oportunidade de bloquear a circulação dessas doenças e promovendo a proteção das nossas crianças e jovens. Contamos com a colaboração dos pernambucanos e pernambucanas em mais essa campanha de vacinação. Aproveito para reforçar que os adolescentes que já tomaram a vacina da Covid-19, podem receber vacinas contra as outras doenças de maneira simultânea ou em qualquer intervalo entre as doses de imunobiológicos diferentes”, convoca o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com a SES-PE, a cobertura vacinal em Pernambuco para os imunobiológicos indicados para as crianças menores de 1 ano de idade se configura da seguinte forma: BCG (71,35%), pneumocócica (68,26%), pentavalente (66,57%), poliomielite (66,32%), meningocócica (65,14%) e rotavírus humano (64,68%). A situação se repete quando observado o público maior de 1 ano de idade: hepatite A (61,71%), tríplice viral – D1 e D2 (69,43% e 42,58), meningococo C (64,43%), pneumocócica (64,70%), poliomielite – 1º reforço (51,16%) e 2ª reforço (38,57), dTp – 1º reforço (56,26%) e 2ª reforço (45,14%) e varicela (62,07%).

Para as crianças abaixo de 7 anos, a SES-PE ressaltou que as unidades disponibilizam os seguintes imunizantes: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e varicela.

Covid-19 e outras vacinas
Sobre a informação da autorização de co-administração de vacinas da Covid-19 e demais vacinas do calendário vacinal, a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, destaca que a recomendação veio do Ministério da Saúde nesta última semana.

“O Ministério da Saúde realizou uma atualização nas suas recomendações e encaminhou nota técnica aos Estados reforçando a necessidade de ampliação das coberturas vacinais contra diversas doenças no país. O órgão também considerou que o Brasil tem experiência em administração simultânea de múltiplas vacinas de diferentes plataformas, por isso passou a ser autorizada a vacinação simultânea daqueles que receberam a vacina contra a Covid-19, que na Campanha de Multivacinação abarca os adolescentes entre 12 e 14 anos”.

A secretaria orienta que pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes devem buscar informações junto às secretarias municipais para saber como serão feitas as ações de mobilização e a estratégia adotada. “A indicação é que todos sejam levados a uma sala de vacina, de posse da caderneta, para análise da situação vacinal pelo profissional para que, se necessário, sejam aplicadas as doses que estão em falta”. A campanha de atualização vai até o dia 29 deste mês, com o Dia D de mobilização no próximo sábado (16). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: Gilson Machado, Ministro do Turismo, dr. Érico Higino e o advogado Ivo Machado
Entre túmulos e livros: coveiro se prepara para lançar livro
Cenário de destruição apos tiroteios em Beirute
Manhã na Clube: entrevistas com Simão Teixeira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau
Grupo Diario de Pernambuco