Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

CONECTA RECIFE

Aplicativo do Conecta Recife se consolida como hub digital da Prefeitura

Publicado em: 27/10/2021 14:43

 (Foto: Cortesia )
Foto: Cortesia
Com um pouco mais de um ano de efetivação, o aplicativo do Conecta Recife ultrapassa 20 milhões de acessos e 600 mil downloads e se consolida como hub digital da Prefeitura do Recife. Os números aumentaram rapidamente após a plataforma incluir no seu hall de serviços o Recife Vacina, funcionalidade criada para o agendamento da vacina contra a Covid-19 e que se destaca por ser um dos únicos do Brasil que permite a marcação de dia, horário e local para tomar o imunizante. Hoje, com mais de 170 serviços, a chave virtual do município tem cumprido as expectativas dos desenvolvedores e reforça a prática de uma cidadania digital inclusiva.

O aplicativo foi criado e gerenciado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), empresa com mais de 51 anos de existência e participante do gerenciamento e soluções de software da Prefeitura. O objetivo da ferramenta digital nasce da necessidade de estreitar os laços do executivo com a sociedade, estabelecendo um relacionamento com a população pautado na transparência, segurança e facilidade no acesso aos serviços e informações sobre o município. A aceitação tecnológica por grande parte dos recifenses tem se refletido nos indicadores e nas avaliações dos usuários sobre o aplicativo nas lojas virtuais Google Play Store (Android) e Apple Store (IOS), mantendo uma pontuação média alta em ambos sistemas operacionais.

A responsável pelo projeto inovador, Cristiane Gomes, Analista de Informática, Mestre em Sistemas de Informação e servidora da Emprel desde 1984, conta como foi o desenvolvimento do hub que tem cooperado na transformação digital gerida pela gestão do município. “A ideia surgiu no início de 2017 e levou cerca de 2 anos para ser lançada. A Emprel tem conhecimento total das necessidades da prefeitura: conhecia a oferta de serviços que já era disponibilizada e entendia a carência da população em ter um canal único entre a instituição e a sociedade. Quando criado, foi decidido que o Conecta teria alguns canais, dentre os quais o mobile seria a prioridade do desenvolvimento, onde disponibiliza-se uma gama de serviços, a maioria já existente que, antes, estavam soltos e, hoje, os integra de forma que o usuário navega e tem acesso na palma da mão”, afirmou. 

Serviços
O Conecta entrega os serviços da Prefeitura no bolso, dentre os mais acessados, estão: Recife Vacina, Cred Pop, AME Recife, Educa Recife e Recife Emprega; a exemplo das Informações Tributárias, Desenvolvimento Econômico, Processos Administrativos, Educação, Saúde, Trânsito e Ciclovias, entre outros, inclusive serviços de parceiros da cidade. Permite ainda, solicitar atendimentos públicos municipais, como geração de documentos, serviços de capinação, buracos, iluminação pública e remoção de entulhos. Além disso, novos serviços foram incluídos recentemente no sistema: GO Recife, Embarque Digital, Parcelamento/Simulação, Pesquisa Origem/Destino e Eleição da Juventude. Também faz parte desse conjunto de serviços uma área exclusiva para acesso dos servidores municipais ativos e inativos, além dos pensionistas, que podem checar e baixar o contracheque e os informes de rendimentos.

Internet para todos
Para incluir toda a população nesses avanços tecnológicos, a cidade dispõe de um amplo programa de acesso gratuito à internet, chamado de Conecta Recife Wifi ou Internet para Todos, que possui uma média de 10 mil usuários por dia, em 183 pontos de conexão distribuídos em 44 bairros e 86 localidades por toda a cidade. Recife Antigo e orla de Boa Viagem, entre outros pontos turísticos, além dos Compaz, mercados, parques, praças, unidades de saúde, comunidades Ilha de Deus e USF Vila da União, são exemplos de pontos contemplados. A inovação contribui na democratização do acesso à internet e no combate à alfabetização digital.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco