TIP terá posto de testagem em massa da Covid-19 para passageiros e funcionários
Publicado: 02/09/2021 às 09:01

/Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
O Terminal Integrado de Passageiros (TIP) na Várzea, Zona Oeste do Recife, ganhará um posto de testagem em massa para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte do TestaPE, programa de vigilância do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas.
A estação funcionará de domingo a domingo, das 8h às 16h. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a proposta é testar tanto os transeuntes que passam pelo local, no embarque e desembarque dos coletivos intermunicipais e interestaduais, assim como os próprios funcionários do TIP.
O passageiro que realizar o teste sairá do local com o laudo do exame, que fica pronto em aproximadamente 20 minutos. Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético. Os casos positivos também serão orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido.
Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente, com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, sai em menos de uma hora.
Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. A indicação é que o exame seja feito em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o terceiro e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.
TestaPE
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o programa tem o objetivo de testar, nos próximos seis meses, 10% da população do estado para detecção do vírus ativo, isolamento dos casos positivos e interrupção do ciclo da Covid-19. O investimento no programa é de R$ 7,6 milhões, com a compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos no território pernambucano. Os insumos já foram enviados para os municípios pernambucanos articularem suas estratégias de testagem.

