Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

SERVIÇO

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social trará ações gratuitas no Compaz Ariano Suassuna

Publicado em: 24/09/2021 17:00

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Será promovida, de 27 de setembro a 1º de outubro, a 9ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que debaterá as mudanças climáticas, com ações relacionadas às dimensões ambiental, econômica e social. A iniciativa gratuita será promovida pela Estácio, com palestras e debates on-linea, além de lives, e será aberta ao público. Dentro da ação, também será proporcionado um dia de atividades gratuitas no Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. 

A ação será realizada na quarta-feira (29), de forma presencial, a partir das 9h, e envolverá palestra sobre saúde mental, contação de histórias e recreação para as crianças, avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, além de atendimento jurídico. Também haverá apresentação do time de basquete feminino da faculdade como encerramento das atividades. “O objetivo é despertar o interesse de nossos alunos e colaboradores para causas sustentáveis. Enquanto instituição de ensino superior, temos a missão de educar além do que tange à formação acadêmica, engajando o aluno em ações que impactem a sociedade, nas mais diversas atmosferas: do meio ambiente ao socioeconômico, contribuindo de forma consciente para um futuro melhor", pontuou a coordenadora de Parcerias e Sustentabilidade da Estácio, Vivian Inácio.  

O termo “mudanças climáticas” se refere às mudanças de longo prazo que vem sendo observadas e projetadas em diversas variáveis climáticas, tais como padrões de precipitação, temperatura e vento. Essas mudanças decorrem tanto de fatores antropogênicos - causados pelo homem -, quanto por fatores naturais e ocasionam uma ampla variedade de efeitos em diversos aspectos dos sistemas geofísicos, naturais e humanos. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, diz que 90% do aumento da temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.   

Programação

Dentro das atividades da Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, a primeira acontece na terça-feira (28), às 18h30, sobre o tema “Mudanças climáticas: Impactos e Adaptações Necessárias”, ministrada pela professora e pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe), Soraya El-Deir. O acesso à sala pode ser feito por meio do link https://bit.ly/3kDdvGA.

No mesmo dia e horário, acontece simultaneamente uma conversa sobre Responsabilidade Social entre os professores Alba Mary Silva (FIEPE), Clayton Guedes (Estácio) e Marcondes Silva (SENAI), pelo link https://bit.ly/3i5AR5P. Já na quarta-feira (29), a gerente de monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), Micaella Moura, fala sobre “Uso racional da água: um debate necessário”, às 18h30. O acesso pode ser obtido pelo https://bit.ly/3o0IbDG.

Na quinta-feira (30), o tema debatido será “Sustentabilidades e Responsabilidade no contexto das comunidades indígenas”, também às 18h30, com participação de Ney Xukuru de Cimbres, líder espiritual dos Xucurus de Cimbres, Bertinho Truká, cacique do povo Truká, e Valdemir Pipipã, cacique do povo Pipipã. Também participam o professor Eduardo Gonçalves, que mediará a conversa, e a advogada Cristiana Dantas, através do https://bit.ly/3kCMSRZ.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco