Vida Urbana
INDEFINIÇÃO
Secretarias do estado esperam sinalização da Saúde para planejamento do Carnaval 2022
Publicado: 23/09/2021 às 19:45

(Foto: Ricardo Fernandes/Spia Photo/Arquivo DP)
A realização do Carnaval segue sem definição em Pernambuco. Mas, diferente do que vinha sendo desenhado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que "tudo é possível", desde que o estado continue avançando na campanha de vacinação contra a Covid-19 e a pandemia seja controlada. A fala, proferida na coletiva de imprensa desta quinta-feira (23), apesar de alçar ainda muitas incertezas, chega num tom de esperança para aqueles que acreditam que a Festa de Momo deve ser uma realidade no próximo ano.
"Planejar é até obrigação da gestão pública. Sonhar e desejar o Carnaval é extremamente necessário até para quem organiza. A gente acredita que tudo é possível desde que consigamos avançar no controle da pandemia e na nossa campanha de vacinação. Fazer o planejamento e estar preparado à eventualidade de ter", disse André Longo. O secretário destacou que a gestão das festividades carnavalescas fica a cargo dos municípios. O Governo do Estado, por sua vez, entra como aparato de fomento.
O questionamento sobre a realização do Carnaval, surgiu justamente após a Prefeitura do Recife anunciar a Comissão Interna do Carnaval, formada por diversas secretarias do município. O grupo, que ficará responsável por deliberações e ações administrativas relacionadas ao Carnaval 2022, entrou em campo para dar início ao planejanemto da festa, apesar da indefinição sobre a realização do evento. De acordo com o prefeito da cidade, João Campos (PSB), o objetivo é garantir o cumprimento de prazos, a articulação externa e todas as demandas pertinentes ao ciclo carnavalesco.
"Sabemos que o carnaval funciona muito mais com os municípios e o estado dando apoio. Mas esse apoio só poderá ser disponibilizado quando tivermos as condições de segurança sanitária para colocar isso. Os municípios, as entidades promotoras, com certeza estão trabalhando já nos seus planejamentos para a eventualidade de termos condições, com segurança, de fazermos revéillon, carnaval", enfatizou.
De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, no âmbito estadual, existe uma comissão já formada todos os anos pelas secretarias de Turismo e de Cultura, que ficam responsáveis para o chamamento do credenciamento de bandas e artistas que vão se apresentar nos municípios no período momesco. Mesmo assim, segundo Novaes, é preciso esperar a sinalização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para a definição e plena organização da festividade.
"A gente tem um prazo limite para que possamos cuidar disso. Estamos trabalhando com esse prazo, na medida em que vamos acompanhando os números e seja realmente definida a possibilidade de realização do Carnaval. Temos alguns meses ainda pela frente, vamos esperar a decisão do comitê gestor, da autoridade sanitária do estado, para que possamos sentar com os municípios e avançar caso seja possível a realização do Carnaval".
Últimas

Mais Lidas
